Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Roberta Pires de, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Damázio, Paula Regina Scoz Domingos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:52:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42926 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42926 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Profª. Drª. Roberta Pires de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 26/02/2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 101-105 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo geral deste trabalho, contextualizado no campo da sociologia da semântica, é proceder a um estudo sobre o quadro atual de teorias semânticas desenvolvidas no país e a análise do lugar da semântica formal nesse quadro. Para tanto, partimos de uma discussão sobre as teorias linguísticas e sobre o objeto teórico dessa ciência. Conforme Pires de Oliveira e Basso (2011) podemos pensar a linguística enquanto uma ciência que abriga duas diferentes formas de refletir sobre a linguagem, uma que é científica e outra que é humanista. A partir dessas colocações propomos uma investigação do quadro atual de teorias semânticas, buscando ainda saber se encontramos a mesma diferença entre metodologias e formas de reflexão. Por fim, com base em um questionário enviado aos semanticistas formais, e a semanticistas de outras abordagens, fazemos uma pesquisa qualitativa sobre a comunidade científica em questão e sobre a forma como os cientistas veem sua prática científica. O intuito é revelar alguns aspectos da prática científica, sob o viés sociológico, que possa nos dar subsídios para entender melhor a forma como a linguística em geral se organiza. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this work, contextualized in the field of semantic sociology, is to undertake a study on the current situation of semantic theories developed in the country and the analysis of the place of formal semantics in that frame. The starting point of a discussion of the linguistic theories and the theoretical object of this science. As Pires de Oliveira and Basso (2011) we can think of language as a science which houses two different ways of thinking about language, one that is scientific and one that is humanistic. From these placements we propose an investigation of the current frame of semantic theories, seeking to know whether there is the same difference between methodologies and ways of thinking. Finally, based on a questionnaire sent to formal semanticists, and semanticists other approaches, we do qualitative research on the scientific community in question and the way scientists see their scientific practice. The aim is to reveal some aspects of scientific practice, from the sociological bias, which can give us subsidies to better understand how the linguistics in general is organized. | - |
Formato: dc.format | 135 f : il., alguma color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistica aplicada - Semantica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - Semantica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem - Teorias semânticas | - |
Título: dc.title | Teorias semânticas e a semântica formal no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: