A relação entre gasto por aluno e a qualidade da educação : um estudo de caso para os municípios do Paraná (2009-2013)

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Autor(es): dc.contributorGuimarães, Raquel Rangel de Meireles-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Danny Helen Molina da, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:58:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:58:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/42914-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42914-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Raquel Rangel de Meireles Guimarães-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: O investimento em educação corresponde a uma parcela significativa do orçamento social no Brasil na atualidade. Dados da OCDE revelam que, em 2011, o país alocou 6,1% do PIB para o investimento público em educação, totalizando 19% do total de seu orçamento social (OCDE, 2014). Ademais, dados revelam que houve uma surpreendente expansão nos gastos com educação nas últimas décadas. Portanto, torna-se pertinente investigar em que medida estes gastos foram eficientes, ou seja, se o aumento dos mesmos se traduziu em elevação da qualidade da educação ofertada aos estudantes. Tendo em vista esse contexto, o presente estudo analisou a relação entre o gasto anual por aluno do ensino fundamental e um indicador da qualidade da educação ofertada - o IDEB. A unidade de análise contemplou os municípios do Paraná nos anos de 2009, 2011 e 2013. Para testar empiricamente tal relação, utilizou-se de um modelo econométrico para dados em painel em sua especificação com efeitos aleatórios. Os resultados sugerem que, controlando-se pelo PIB per capita do município, o gasto por aluno tem influência positiva e estatisticamente significante sobre a qualidade da educação dos municípios da amostra. Todavia, o tamanho do efeito do gasto sobre a qualidade da educação é muito pequeno para que se considere que o mesmo tenha significância econômica. Desse modo, o estudo corrobora parte da literatura em evidenciar que os gastos com educação não necessariamente se refletem em grande variação na qualidade do ensino. Contudo, traçam-se recomendações de política que possam aprimorar a relação entre os gastos e a qualidade do ensino, tais como melhorias na gestão, treinamento das equipes técnicas municipais e redução da corrupção-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Government spending in education corresponds to a significant amount of the government social budget in Brazil. OECD data from 2011 reveals that 6.1% of the Brazilian GDP was allocated to public education spending, and this amount corresponded to 19% of 2011’s social budget (OECD, 2014). Besides, data reveals a remarkable growth in education expenditures in the last few decades. Therefore, it becomes relevant to investigate whether these expenditures were efficient, that is, whether the increase in government education expenditure had translated into a better quality of the education. From this context, this study analyzed the relationship between per pupil expenditures in the primary school level and an education quality index: the Basic Education Development Index – IDEB. The analysis comprehends the State of Parana municipalities for the years 2009, 2011 and 2013. Aiming at establishing such relationship empirically, I estimated a panel data model with random effects. Results show that, when controlling for the municipality GDP per capita, per pupil expenditures are positively associated with the quality of education in the municipalities of the sample, and this relationship is statistically significant. However, I found that the per pupil expenditure coefficient is too small to be considered to have economic significance. Therefore, this study is in line with documented evidence when it supports the fact that education expenditures does not necessarily translated into a great variation in education quality. Based on my results, I draw political recommendations to improve the relationship between education expenditures and its quality, focusing on management improvements, training for the municipality service staff and the reduction of corruption-
Formato: dc.format39 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Custos - Paraná - 2009-2013-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Qualidade-
Título: dc.titleA relação entre gasto por aluno e a qualidade da educação : um estudo de caso para os municípios do Paraná (2009-2013)-
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