Relato e análise dos resultados em aulas de educação ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNogueira, Christiano, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Emerson Waldemar Aparecido do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42859-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42859-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ana Josefina Ferrari-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionApresentação deste trabalho surgiu a partir de um tema muito critico: os problemas ambientais reais, se mostrando a necessidade de discutir e orientar educadores e estudantes sobre educação ambiental e as possíveis intervenções a se tomar, dos vários problemas ambientais em nosso planeta. Objetivo geral da pesquisa fez-se necessário desenvolver metodologias que auxiliem nesse processo de ensino aprendizagem, dando foco na discussão da real concentração de poluentes que envolvem valores e atitudes para proteger as bacias hidrográficas e melhorá-las, este objetivo foi desenvolver nos educandos das séries fundamentais, e do ensino médio, atitudes e cuidados com o meio onde vivem. A metodologia envolveu a criação de grupos de pesquisa-ação e estudos, com temas referentes à geração e poluição da bacia hidrográfica do leito do rio barigui, após aulas teóricas sobre Desequilíbrios Ecológicos - Alterações na qualidade das relações entre os ciclos biogeoquímicos e estudos dos movimentos da matéria. A ideia foi pesquisar e socializar os estudantes, através de um roteiro de averiguação ambiental que traz o levantando das características sociais e ambientais do bairro onde está situada a bacia hidrográfica, após realização da parte ensino-pedagógico, solicitou-se por meio de entrevistas envolvendo a sociedade, sobre os principais poluentes envolvidos. A devolutiva se deu após registros por meio de planilhas e fotos, ocasionando observações com resultados de apresentação oral da pesquisa onde elaboraram e produziram textos com propostas e soluções para os problemas encontrados, relatando os acúmulos de resíduos em locais inadequados, fazendo-os refletirem sobre a relação entre consumo, produção e geração de resíduos sólidos na hidrografia local, os estudantes demonstraram e desenvolveram atitudes de cuidados com o meio ambiente e ainda propuseram soluções para melhorá-lo. A proposta de cuidados ambientais era desconhecida assim à importância do consumo consciente trouxe a eles impactos positivos sobre as poluições de resíduos sólidos.-
Formato: dc.format1 recurso online (11 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectBacias hidrográficas - Conservação-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição da agua-
Título: dc.titleRelato e análise dos resultados em aulas de educação ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.