Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cleto, Marcelo Gechele, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia de Produção | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Camila Noronha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:57:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:57:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42835 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42835 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcelo Gechele Cleto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia de Produção | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho pretende demonstrar através de um estudo de caso na empresa RUMO ALL a aplicação e os benefícios da programação linear para a aquisição de dormentes ferroviários. Tendo em vista os diversos fornecedores, as restrições de orçamento, a demanda e a distância entre o ponto de compra e entrega, desenvolveu-se um modelo capaz de apresentar a melhor alternativa para realizar a aquisição. Para validação deste modelo inicialmente utilizou-se os dados históricos disponibilizados pela área de Suprimentos da RUMO ALL para determinar a aquisição ótima de dormentes de Bitola Larga e na sequência o resultado obtido pelo modelo foi comparado com os custos das compras realizadas sem o uso de uma ferramenta de otimização. O resultado da comparação é bastante promissor, pois foi verificado que se as aquisições fossem realizadas com o uso do modelo haveria um potencial de ganho de R$ 1.795.041,50 em 12 meses analisados, de Janeiro a Dezembro de 2014, o que representa uma economia de 7,4%. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferrovias - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferrovias - Dormentes | - |
Título: dc.title | Aplicação da programação linear para a aquisição ótima de dormentes ferroviários | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: