Jardim sensorial : implantação no Colégio Estadual Jayme Canet, na cidade de Curitiba-PR

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Autor(es): dc.contributorNunes, Ricardo João Sonoda, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorMendes, Ana Paula Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:49:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:49:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42809-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42809-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ricardo João Sonoda-Nunes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho refere-se ao projeto de intervenção socioambiental desenvolvido no Colégio Estadual Jayme Canet na cidade de Curitiba/PR entre julho de 2014 e maio de 2015, cujo foco foi à implantação de um jardim sensorial envolvendo alunos, professores e integrantes da comunidade local. Ao longo de sua existência o ser humano modifica o meio em que vive. No início, retirava dele somente o que era necessário para sua sobrevivência. Contudo, com o decorrer dos séculos passou a transformar esse ambiente em benefício próprio. Tal comportamento tem gerado consequências que colocam sob o risco a natureza e a humanidade. Nesse contexto, se faz necessário pensar as ações locais de maneira que estas possam refletir de forma global. A partir de então, surgiu à ideia de ressignificar um ambiente existente no colégio, transformando-o num espaço educador sustentável. Diante desse contexto, construiu-se a problematização dessa proposta interventiva cujo objetivo geral foi sensibilizar os educandos e a comunidade do colégio em relação às questões ambientais e o meio em que vivem a partir da construção de um jardim sensorial e nessa perspectiva favorecer a melhoria da qualidade de vida. Metodologicamente, o projeto organizou-se em três etapas: 1) visita à outros jardins sensoriais e apresentação do projeto à comunidade escolar; 2) seleção do material, lavagem dos pneus, limpeza do espaço e transporte das floreiras. Também foi construída uma calçada e um portão mais largo para permitir a acessibilidade; 3) plantio das mudas e a organização das floreiras. Em relação às considerações finais, destacamos que o jardim sensorial poderá ser utilizado no estímulo dos sentidos, nas diferentes atividades realizadas pelos professores e sendo acessível aos deficientes. Percebe-se que este novo espaço não formal de aprendizagem estimulará os sentidos dos educandos de maneira lúdica e contribuirá para a formação de uma consciência ambiental, crítica e participativa.-
Formato: dc.format1 recurso online (36 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade e meio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectLudico na escola-
Palavras-chave: dc.subjectPlantio (Cultivo de plantas)-
Palavras-chave: dc.subjectPneus-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleJardim sensorial : implantação no Colégio Estadual Jayme Canet, na cidade de Curitiba-PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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