Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gernet, Marcos de Vasconcellos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Alessandra Ferreira de Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:00:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:00:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42799 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42799 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcos Vasconcelos Gernet | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O projeto de intervenção tratou de atividade ambiental em Matinhos, cidade litorânea do Paraná, cujo nome é devido a um pequeno trecho que os visitantes tinham que atravessar para chegar à cidade, na década de 60. A região conta com uma população de aproximadamente 23 mil habitantes, oriundos de diversas localidades do Paraná, a população nativa os caiçaras, e de outros estados. Com isso nem todos os estudantes e moradores conhecem a importância da vegetação que fica na beira da praia, a restinga uma vegetação baixa e com grande importância para o ecossistema para preservação de algumas espécies de aves e mamíferos. As atividades foram realizadas numa escola do município de Matinhos que tem aproximadamente 500 alunos, com faixa etária de 12 a 19 anos. O projeto foi realizado nas turmas de oitavo ano no período da manhã. Foram realizadas atividades ao longo do ano de 2014. Foi aplicado um questionários para observar o que os jovens conheciam sobre o meio ambiente e após foi trabalhado cada questão com o intuito de aprofundar o que eles conheciam e esclarecer temas como degradação ambiental, poluição ambiental, restinga, reciclagem, falta de água e turismo no litoral do Paraná. O projeto buscou a perspectiva dos jovens em relação ao meio ambiente no litoral. Apenas as práticas ambientais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental, futuro, vida humana, fauna e flora. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, professores, educadores, alunos, comunidade, sociedade e medidas governamentais, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade numa perspectiva interdisciplinar, apresentando a contribuição de cada cidadão. Nesse sentido, a produção de conhecimento no decorrer no período escolar deve, necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, e cada cidadão mostrar o seu olhar sobre o meio ambiente e no que pode contribuir para amenizar os danos ambientais. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (17 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente - Proteção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento regional - Litoral do Parana | - |
Título: dc.title | Percepção ambiental com adolescentes no litoral do Paraná, Matinhos, Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: