Conhecendo práticas docentes que favorecem a inclusão

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Autor(es): dc.contributorVergara, Édina Mayer, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorSantos, Alessandra dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:31:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:31:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42798-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42798-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Édina Bayer Vergara-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA maneira como o cidadão com deficiência era inserido socialmente foi sendo modificada com o passar do tempo. De um passado de não reconhecimento e por vezes abandono à morte, temos hoje em dia políticas de respeito, atenção, cuidado especial quando necessários e principalmente direitos antes inexistentes. A criança com deficiência está conquistando seu lugar na escola, espaço social antes restritivo e homogeneizador e os profissionais envolvidos nestes atendimentos estão com o passar do tempo se adaptando para compreender e atende-las da melhor maneira possível. A inclusão na prática exige mais do que acolhimento, mais do que apenas trazer a criança para dentro de uma sala de aula. Exige comprometimento do professor, que por vezes será confrontado em seu não saber, exige disposição em atualizar-se e principalmente a compreensão de que está acima de tudo, trabalhando com crianças. Estas crianças, acima de qualquer distúrbio, qualquer dificuldade, qualquer deficiência, são apenas crianças, que dentro do ambiente escolar possuem todas, os mesmos direitos de atenção, cuidado, respeito às diferenças e principalmente direito de aprender. Na elaboração do trabalho além das pesquisas bibliográficas observei a prática diária em espaços onde a inclusão já acontece e pude observar que enquanto em algumas escolas o processo acontece de forma mais simples, em outros ainda há o que se avançar. O mais importante é perceber que os passos, embora lentos estão sendo dados, em direção à uma sociedade mais justa para todos.-
Formato: dc.format19 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectInclusão do deficiente físico-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao - Legislação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Título: dc.titleConhecendo práticas docentes que favorecem a inclusão-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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