As práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorJanowski, Daniele Andrea-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:19:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:19:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/42738-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42738-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso de Medeiros-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/03/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 94-98-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho objetivou estabelecer a relação entre componentes curriculares e a possibilidade de obtenção de capital corporal a partir dos conteúdos da cultura corporal. A conexão do conceito de capital corporal com a Educação Física aparece como fio condutor desta pesquisa, sendo considerada a disciplina fundamental na veiculação da cultura corporal, no desenvolvimento e na aprendizagem de conhecimentos que possibilitem ao aluno o investimento corporal e a obtenção de capital corporal a partir de práticas e conhecimentos. Buscou-se no quadro teórico de análise do sociólogo francês Pierre Bourdieu, elementos para configurar a problematização em relação à construção social do corpo do aluno no espaço escolar, como um campo social fundamental para a consolidação do habitus, para apropriação cultural presente nos conteúdos escolares, bem como nas vivências e experiências que adquire nesse contexto. A pesquisa bibliográfica parte da cultura no espaço escolar e da cultura corporal presente nos conteúdos e nos elementos articuladores do currículo da disciplina de Educação Física presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação do Estado do Paraná, no Projeto Político Pedagógico, no planejamento anual da disciplina de uma escola do interior do Paraná. A pesquisa empírica foi delineada em dois momentos. O primeiro contou com a produção de dados decorrentes de questionários respondidos por 134 escolares do 8º e 9º anos do ensino fundamental e o segundo com uma entrevista realizada com um professor de Educação Física que ministra aulas na referida escola para buscar esclarecimentos sobre planejamento e práticas pedagógicas ligadas aos conteúdos estruturantes da disciplina e aos conhecimentos articulados nos documentos oficiais. Após a inferência de dados foi possível concluir que existe uma significativa aceitação da disciplina de Educação Física pelos alunos e certa nitidez no entendimento com relação aos benefícios da aquisição dos conhecimentos veiculados pelos conteúdos da disciplina para a manutenção da saúde, a preservação do corpo, a potencialização do corpo para desenvolver atividades cotidianas, a importância dos cuidados com o corpo, para a saúde, a imagem e a comunicação. É expressiva a compreensão, dentro dos limites de percepção desses alunos, da possibilidade de investimento corporal atual e futuro e da existência possível de obtenção de capital corporal, não nomeada, latente, como potencial cumulativo e lucrativo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aimed to establish the relationship between curriculum components and the possibility of obtaining body capital from body culture content. The link between body capital concept and Physical Education appears as a common thread of this research, so being considered the fundamental discipline in the promotion of body culture, and also in the development and learning skills that enable the student the body investment and the obtaining of body capital arising from practices and knowledge. It was sought, on the theoretical framework analysis of the French sociologist Pierre Bourdieu, elements to configure the questioning in relation to the social construction of the student body in the school environment as a fundamental social field for the consolidation of "habitus", for cultural appropriation present in school subjects as well as in the experiences acquired in this context. The bibliographic research has as a starting point the culture at school environment and the body culture present in the content and in the articulating elements of the curriculum of Physical Education present in the curriculum guidelines of the State of Paraná, in the Pedagogical Political Project, and also in the annual discipline planning of a school in the countryside of Paraná. The empirical research was designed in two stages. The first collected data production derived from questionnaires answered by 134 students of grades 8 and 9 of elementary school, and the second from an interview with a physical education teacher who works at this school to seek clarification about planning and teaching practices linked to structural contents of the discipline and to knowledge articulated in official documents. After data inference it was possible to conclude that there is a significant acceptance of Physical Education discipline by students and some clarity in understanding regarding the benefits of the acquisition of knowledge delivered by the discipline content for health and body maintenance, for body enhancement to develop daily activities, for the importance of body care as well as for health, appearance and communication. It is significant the understanding, within the limits of perception of these students, that there is a possibility of current and future body investment and also a possibility of obtaining body capital, not named, latent, as a cumulative and profitable potential.-
Formato: dc.format163 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica - Curriculos-
Palavras-chave: dc.subjectCultura corporal-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes - Consciencia corporal-
Título: dc.titleAs práticas de cultura corporal na escola : entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.