A pauta está nos bairros : uma análise sobre a representação da identidade dos moradores de Joinvile no quadro JA nos Bairros

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Autor(es): dc.contributorRizzotto, Carla Cândida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Autor(es): dc.creatorBatista, Maiara Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:11:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:11:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/42726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42726-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Carla Rizzotto-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 29/03/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 115-118-
Descrição: dc.descriptionLinha de pesquisa: Comunicação, política e atores coletivos-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo dessa dissertação é compreender a maneira como o telejornalismo local representa a identidade dos moradores que formam o seu público, bem como, identificar em que medida o mesmo colabora ou influencia na construção de tais identidades. O corpus da pesquisa é formado por oito edições do quadro JA nos Bairros, exibido no ano de 2015 no programa Jornal do Almoço, transmitido pela RBS TV Joinville. A pesquisa discute o papel da televisão e do telejornalismo como produtor de significados culturais (GOMES, 2007), prestador de serviços (BECKER, 2005) e lugar de referência (VIZEU, 2008). As questões de gênero televisivo e formato são discutidas a fim de entender como o programa se estrutura. Contribuições acerca dos conceitos de identidade, cultura e globalização fazem parte da base teórica. Buscou-se nas contribuições de Stuart Hall (1997, 1999, 2000), em diálogo com Woodward (2000), Castells (2006), Barth (1998) e Bhabha (2014), as definições para o entendimento do conceito de identidade. Foram fundamentais ainda as contribuições de Cuche (1996) e Geertz (1989) para compreender as questões acerca da cultura, e de Ianni (1994), Santos (2000) e Santos (2002) para verificar como a globalização interfere na formação da identidade. Como metodologia de análise optou-se pelos modos de endereçamento uma vez que eles permitem compreender a maneira como o programa se relaciona com o público (HARTLEY, 2001, ELLSWORTH, 2001, CHANDLER, 2015). O corpus da pesquisa foi submetido ao processo analítico guiado pelos operadores de análise: mediador, contexto comunicativo, pacto sobre o papel do jornalismo e organização temática (GOMES, 2007). A análise identificou que os moradores dos bairros de Joinville são representados de cinco maneiras: apaixonado, imigrante, vítima, herói e fiscal.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this research is to understand how local TV news represents the identities of the residents who make up his audience, as well as identify to what extent it contributes or influence the construction of such identities. The corpus of the research consists of eight editions of "JA nos Bairros", displayed in 2015 in the program "Jornal do Almoço", broadcast by RBS TV Joinville. The research discusses the role of television and TV news as a producer of cultural meanings (GOMES, 2007), service provider (BECKER, 2005) and place of reference (VIZEU, 2008). The format of television genre and issues are discussed in order to understand how the program is structured. Contributions about the concepts of identity, culture and globalization are part of the theoretical basis. We sought the contributions of Stuart Hall (1997, 1999, 2000), in dialogue with Woodward (2000), Castells (2006), Barth (1998) and Bhabha (2014), for the understanding of the concept of identity. There were also fundamental contributions of Cush (1996) and Geertz (1989) to understand the issues about culture, and Ianni (1994), Santos (2000) and Santos (2002) to see how globalization interfere in the formation of identity. As methodology adressing modes are used since they allow us to understand how the program relates to the public (HARTLEY, 2001 ELLSWORTH, 2001 CHANDLER, 2015). The corpus of the research was submitted to the analytical process guided by the operators of analysis: mediator, communicative context, agreement on the role of journalism and thematic organization (GOMES, 2007). The analysis found that residents of Joinville neighborhoods are represented in five ways: love, immigrant, victim, hero and inspector.-
Formato: dc.format122 f. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectTelejornalismo - Santa Catarina-
Palavras-chave: dc.subjectComunicaçao de massa - Aspectos sociais - Estudo de casos-
Título: dc.titleA pauta está nos bairros : uma análise sobre a representação da identidade dos moradores de Joinvile no quadro JA nos Bairros-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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