Valorização docente : relação universidade-escola na formação continuada e inclusiva

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Autor(es): dc.contributorVergara, Édina Mayer, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Valdelucia Matias da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:14:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:14:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42703-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Édina Vergara-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste estudo é um relato das experiências que foram vivenciadas durante a fase de aplicação do curso de Gestão de Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão - GPEDI, vinculado ao MEC-SECADI através da UFPR Litoral. Trata de sínteses das aprendizagens experimentadas, problematizadas e coletivamente construídas com os demais colegas de profissão, com alguns estudantes, técnicos e docentes da UFPR - Setor Litoral, acompanhado das comunidades urbanas e rurais do município de Paranaguá, litoral do Pr. Com o objetivo maior de destacar a relação Universidade-Escola como o meio que permitiu através do comprometimento mútuo com a formação continuada e inclusiva avançar na organização da categoria enfrentamento da recorrente situação de desvalorização da categoria que se sente excluída em suas garantias constitucionais. A metodologia se utiliza os princípios da pesquisa ação, destacando as vivências, o registro de fotografias, saídas de campo e o conjunto da formação em estudos e debates próprios da etapa de multiplicação deste Curso. Este processo permitiu concluir que é extremamente necessária uma proposta a articulação de capacitações, pesquisas e práticas em processos educacionais para uma educação inclusiva para os professores, funcionários, entre outros da instituição, enfim todos profissionais da educação, para que haja mudanças nas práticas educacionais, visando metas a serem compridas no decorrer do ano letivo, em prol dos alunos da comunidade escolar.-
Formato: dc.format1 recurso online (13 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Política pública-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada - Professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Comunidade escolar-
Título: dc.titleValorização docente : relação universidade-escola na formação continuada e inclusiva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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