A coleta seletiva como possibilidade de sensibilização ambiental

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Autor(es): dc.contributorAndreoli, Vanessa Marion-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Sonia Mara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:02:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:02:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42697-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42697-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Vanessa Marion Andreoli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente projeto de intervenção abordou o tema da coleta seletiva, procurando discutir a preocupação com as questões ambientais no que se refere ao acúmulo de resíduos e enfatizar atitudes corretas como, por exemplo, a separação do lixo seletivamente em sala de aula, desde a educação infantil. Dessa maneira, compreende-se que a Educação Ambiental torna-se uma aliada na conscientização humana no que se refere à responsabilidade em relação as questões ambientais, assim como no fortalecimento da participação e da abrangência na maneira de ver e agir sobre o mundo. A abordagem foi realizada com uma turma da Pré-escola (4 anos), na Escola Municipal Professora Desauda Bosco da Costa Pinto, localizada no município de Morretes, litoral do Paraná. O estudo se deu em várias etapas, iniciando-se pela pesquisa bibliográfica, com o intuito de se aprofundar no tema e investigar os principais estudos sobre o problema dos resíduos, assim como as fases da separação seletiva e seus benefícios para o meio ambiente. Em seguida foram feitas rodas de conversa com os alunos, que pesquisaram e relataram como era realizada a separação do lixo em suas residências, assim como entrevistaram moradores do entorno da escola para saber qual a importância que atribuíam a coleta seletiva. Pode-se perceber que muitas famílias já realizam a separação mas ainda é muito frágil a coleta dos resíduos nos bairros abrangidos pela comunidade escolar. Após a intervenção, foi possível notar a mudança da atitude diária na separação do lixo em sala de aula pelas crianças envolvidas, assim como dos profissionais que participaram do processo.-
Formato: dc.format35 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectColeta seletiva de lixo-
Título: dc.titleA coleta seletiva como possibilidade de sensibilização ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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