A horta escolar como espaço para diálogos entre o conhecimento científico e a educação ambiental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Lenir Maristela, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorMendes, Michelle, 1978--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:31:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:31:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42678-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42678-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Lenir Maristela Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Sustentáveis-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionPossivelmente a educação ambiental se intensifica com ações que integram a teoria e a prática. A horta escolar pode ser um espaço positivo para o debate entre o conhecimento científico e ambiental. Observamos porém neste trabalho que muitas dificuldades podem comprometer as atividades práticas nas escolas, o espaço físico é um deles. Portanto este trabalho desenvolvido no colégio estadual de Matinhos com estudantes do ensino fundamental séries finais, teve como propósito a construção de uma horta suspensa em pequenos espaços, trabalhando temas como monocultura, agrofloresta, horta caseira e alimentação saudável. O método investigativo utilizado contribuiu para fomentar questionamentos e realizar levantamentos de hipóteses em busca de resolver os problemas que surgiam baseados na realidade concreta. Essas atitudes buscaram desenvolver nos estudantes a capacidade de argumentação, uma postura crítica e investigativa, ao invés de apenas memorística, a fim de que o mesmo seja capaz de desenvolver uma consciência ambiental e intervir no ambiente onde vive. A horta ainda desenvolveu um importante papel no resgate da cultura, pois estimulou a realização de pesquisas com as famílias em relação aos nomes populares, propriedades medicinais e demais usos dessas plantas, valorizando os costumes da região litorânea.-
Formato: dc.format1 recurso online (21 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectHortaliças - Cultivo-
Palavras-chave: dc.subjectErvas - Uso terapêutico-
Título: dc.titleA horta escolar como espaço para diálogos entre o conhecimento científico e a educação ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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