Os impactos sócio-educacionais causados em alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, filhos de encarcerados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAdams, José Rodrigo Barth-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Autor(es): dc.creatorLobo, Mara Cristina de Andrade e Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42668-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42668-
Descrição: dc.descriptionOrientador: José Rodrigo Barth Adams-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo visa pesquisar os impactos sócios educacionais causados em alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, filhos de pais que estejam na situação de encarceramento. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto onde as fontes de pesquisa foram Scielo e o sistema de Bibliotecas UFPR. Na pesquisa bibliográfica levantada, o enfoque dado foi ao processo de estigmatização que estes alunos sofrem a necessidade de se manter o convívio com os pais encarcerados x as situações humilhantes pelas quais as crianças passam no momento da visita, a precariedade da tutela das crianças que ficam sem seus pais, assim como as características de seu comportamento em relação à escola A pesquisa também foi realizada em uma escola do município de Guaratuba, na qual a pesquisadora atua como orientadora educacional, onde foram realizados levantamentos via questionário sobre o conhecimento das professoras a respeito do número de alunos que se encontram nessa situação, assim como o conhecimento e preparo das professoras para atuar junto a estes alunos. Conclui-se que estas crianças vivem inúmeras situações que contrariam os Direitos Humanos, desde acabarem por serem penalizadas junto com seus progenitores quando estes são encarcerados a sofrerem o estigma de serem filhos destes e apresentarem inúmeras consequências impactantes às suas vidas escolares. Além disso, observou-se que este é um assunto pouquíssimo pesquisado no Brasil e que são inexistentes as políticas públicas na área.-
Formato: dc.format1 recurso online (23 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFilhos de criminosos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Psicologia-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos - Educação-
Título: dc.titleOs impactos sócio-educacionais causados em alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, filhos de encarcerados-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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