Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Adams, José Rodrigo Barth | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Autor(es): dc.creator | Lobo, Mara Cristina de Andrade e Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42668 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42668 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: José Rodrigo Barth Adams | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo visa pesquisar os impactos sócios educacionais causados em alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, filhos de pais que estejam na situação de encarceramento. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto onde as fontes de pesquisa foram Scielo e o sistema de Bibliotecas UFPR. Na pesquisa bibliográfica levantada, o enfoque dado foi ao processo de estigmatização que estes alunos sofrem a necessidade de se manter o convívio com os pais encarcerados x as situações humilhantes pelas quais as crianças passam no momento da visita, a precariedade da tutela das crianças que ficam sem seus pais, assim como as características de seu comportamento em relação à escola A pesquisa também foi realizada em uma escola do município de Guaratuba, na qual a pesquisadora atua como orientadora educacional, onde foram realizados levantamentos via questionário sobre o conhecimento das professoras a respeito do número de alunos que se encontram nessa situação, assim como o conhecimento e preparo das professoras para atuar junto a estes alunos. Conclui-se que estas crianças vivem inúmeras situações que contrariam os Direitos Humanos, desde acabarem por serem penalizadas junto com seus progenitores quando estes são encarcerados a sofrerem o estigma de serem filhos destes e apresentarem inúmeras consequências impactantes às suas vidas escolares. Além disso, observou-se que este é um assunto pouquíssimo pesquisado no Brasil e que são inexistentes as políticas públicas na área. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (23 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filhos de criminosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos - Educação | - |
Título: dc.title | Os impactos sócio-educacionais causados em alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, filhos de encarcerados | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: