O papel do pedagogo em espaços não-formais : um estudo sobre o grupo de mulheres da Secretaria da Assistência Social de Irati/PR

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Autor(es): dc.contributorMachado, Mariana Pfeifer, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Autor(es): dc.creatorNunes, Jussara Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:39:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:39:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42656-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42656-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mariana Pfeifer-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa bibliográfica, em primeiro lugar, deverá ser realizada nos livros, textos que abordam de forma a enquadrar o melhor possível o problema a ser investigado. Acredita-se que a formação do Pedagogo com base científica é essencial. O educador para atuar em espaços diversificados, assim como em espaços escolares, precisa saber aprender a refletir de forma crítica, científica e teórica a fim de que possa agir de maneira compromissada, competente e responsável com diferentes classes sociais e contextos. Desta maneira é necessário mencionar a efetiva atuação do profissional Pedagogo e a constituição do espaço não-formal no caso a secretaria de assistência social, focando o grupo de mulheres. Assim, esta pesquisa busca compreender e interpretar a dinâmica interna da secretaria de assistência social, da cidade de Irati, interior do Paraná, dentro de uma perspectiva de totalidade, tendo em mente examiná-lo à luz do foco mais amplo que conjugam as perspectivas de atendimento junto à Pedagogia Social. Os objetivos deste artigo são analisar a educação não-formal como espaço para atuação do Pedagogo; identificar a atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Irati/PR frente as mulheres, e; entender a atuação do Pedagogo em grupos de mulheres.-
Formato: dc.format1 recurso online (31 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectViolência contra a mulher-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos - Educação-
Título: dc.titleO papel do pedagogo em espaços não-formais : um estudo sobre o grupo de mulheres da Secretaria da Assistência Social de Irati/PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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