Horta escolar agroecológica : incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no Ensino Fundamental do Colégio Estadual Semiramis de Barros Braga - Pinhais - Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Almir Carlos, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorBueno, Eliza Maria Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:29:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:29:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42630-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42630-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Almir Andrade-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA horta é um laboratório vivo disponível a diferentes atividades didáticas. A sua instalação em ambientes escolares proporciona um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde através dos aspectos nutricional e alimentar. Com o objetivo de avaliar a sua ação como instrumento motivador do processo ensino-aprendizagem, de sensibilização socioambiental e de conscientização às mudanças de hábitos alimentares de alunos do Ensino Fundamental II, foi implantada no ano letivo de 2014 uma horta escolar de base agroecológica no Colégio Estadual Semiramis de Barros Braga no Município de Pinhais – PR. As atividades laborais na horta escolar contribuíram à melhoria no processo ensinoaprendizagem em virtude de maior interdisciplinaridade, maior espírito coletivo entre os discentes e recrudescimento de qualidades superiores como a solidariedade. As atividades na horta escolar contribuíram para elevar a conscientização dos alunos sobre os problemas ambientais e permitiu a compreensão do que seja sustentabilidade. Os alunos perceberam a importância do uso das hortaliças como alimento saudável e modificaram o hábito alimentar após conduzirem as atividades na horta escolar e usufruírem das hortaliças na própria merenda.-
Formato: dc.format1 recurso online (19 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHortaliças - Cultivo-
Palavras-chave: dc.subjectHábitos alimentares-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação saudável-
Palavras-chave: dc.subjectMerenda escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade e meio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Pinhais (PR)-
Título: dc.titleHorta escolar agroecológica : incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no Ensino Fundamental do Colégio Estadual Semiramis de Barros Braga - Pinhais - Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.