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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ross, Paulo Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Walquiria Onete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/4261 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/4261 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Paulo Ricardo Ross | - |
Descrição: dc.description | Inclui apêndice | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho analisa as condições que caracterizam o processo de inclusão escolar de crianças em situação de deficiência mental em escolas, da rede pública estadual e municipal de ensino do Estado do Paraná. Foram identificadas as contradições entre proclamações discursivas e a realidade escolar, na qual se defrontam professores, alunos e ausência de formação de recursos adequados. Para realização desta pesquisa, foram entrevistados 10 (dez) professores, que atuam em classes regulares, classes especiais, salas de recursos ou ainda alguns que têm alunos com deficiência mental inclusos em suas salas de aula. As entrevistas abrangeram 23 (vinte e três) questões, agrupadas em 7 (sete) categorias, cujas respostas foram reunidas em 24 (vinte e quatro) quadros, os quais deram origem a igual número de textos interpretativos. Ao longo das interpretações, algumas questões assumiram relevância, destacando-se a implementação do processo inclusivo na contra-mão de legislação vigente; pode-se antecipar que a criança em situação de deficiência mental está sendo lesada em seus direitos educacionais, no que tange ao apoio especializado, previsto legalmente. Tal afirmação decorre da constatação do despreparo dos professores, que atuam nos programas inclusivos. Isso compromete entre outras, a terminalidade específica dos educandos, com histórico de deficiência mental inclusos. A despreocupação com as adaptações curriculares e as necessidades específicas de aprendizagem, apresentadas pelos educandos com deficiência mental foi bem caracterizada no presente trabalho. O mérito da pesquisa reside na geração de inúmeros outros temas de pesquisa, alavancadores de um processo de inclusão, democratizador da prática pedagógica desenvolvida pelas escolas regulares. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work analyses the conditions of schooling inclusion process of children holding mental disabilities, in both, public state schools and municipal schools in the State of Parana. Contradictions were found between theoretical discourse and the schooling reality, in which there have been gaps between teachers and students, and also the absence of suitable resources. The research was carried out interviewing 10 (ten) teachers who work with in regular groups, special groups, resource classrooms, yet, some teachers which have students presenting mental disabilities included in their classes. The interviews comprised 23 (twenty three) questions grouped in 7 (seven) categories, with answers grouped in 24 (twenty four) charts, originating the same number of interpretative texts. Along the interpretation, some questions showed signs of relevance, emphasizing the necessity of implementation in the inclusion process, opposing to the present legislation; it may be anticipated that child with mental disability has been injured in terms of educational rights related to specialized support, stated by law. This statement comes from the lack of preparation of the teachers who assist in the inclusion programs. This fact affects the performance of the students with mental disability who are included in regular groups. The lack of concern related to curricula adjustments and the specific necessities in the learning process for students with mental disability has been well reported in the present work. The merit of the research stands on the fact of generating many other topics for further research which can be helpful in the advance of inclusion process, making the pedagogic practice developed by regular schools a more democratic one. | - |
Formato: dc.format | vii, 203 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de primeiro grau | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência mental - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Título: dc.title | Inclusão escolar : um olhar na especificidade da aprendizagem do aluno com deficiência mental incluso no ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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