Intervenção no contexto escolar : reflexões e contribuições na realidade socioambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTauscheck, Neusa Maria, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorPicon, Bruno da Silva Piva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:25:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:25:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42613-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42613-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Neusa Maria Tauscheck-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO grande desafio que está colocado é justamente de criar uma forma, uma maneira de intervenção, e assim ajudar a escola a encontrar uma nova identidade, motivando a comunidade escolar, e formalizar a instituição como um espaço educacional onde educadores e educandos construam conhecimentos de forma mutua e reciproca, modificando o ambiente escolar a cada dia, enriquecendo o pensamento crítico. Buscando interagir com a comunidade de seu entorno, por ser uma escola particular inserida no meio de uma comunidade vulnerável. A principal função deste projeto implantado no Centro Educacional Infantil no município de São José dos Pinhais, cujo tema principal Meio Ambiente vem corroborar para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global. Para atingir esses objetivos, mais do que trabalhar informações e conceitos, é preciso que a escola comece a trabalhar com a formação de valores e atitudes. Nesta perspectiva busca-se despertar nos educandos a consciência ecológica aprimorando os hábitos de liderança. A visão de "Líder" a que se refere este trabalho não é de uma posição de autoridade formal, mas ilustrando o fato de que uma pessoa pode se tornar um "líder" ao propor e fazer a diferença no local em que está inserido, atingindo um objetivo maior, presando uma educação emancipatória.-
Formato: dc.format1 recurso online (24 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança - Formaçao-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - São José dos Pinhais (PR)-
Título: dc.titleIntervenção no contexto escolar : reflexões e contribuições na realidade socioambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.