Estudo da metodologia trabalhada na educação ambiental na escola de assentamento localizada no município da Lapa - PR : Colégio Estadual do Campo Contestado

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Autor(es): dc.contributorTauscheck, Neusa Maria, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorConzatti, Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:20:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:20:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42610-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Neusa Tauscheck-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do trabalho foi conhecer as práticas pedagógicas vivenciadas no Colégio Estadual do Campo Contestado, estabelecido no município da Lapa, no Assentamento Contestado, assim chamado em homenagem às famílias semterra e aos trabalhadores rurais que lutaram na Guerra do Contestado, de 1912 a 1916. Fundado em 08 de fevereiro de 2011, o Colégio Estadual do Contestado – Ensino Fundamental e Médio, foi mais uma conquista da comunidade do Assentamento que, após muita luta vem atendendo os filhos de agricultores e familiares. Outra conquista dessas famílias foi em 2005, quando, instalou-se no Assentamento a Escola Latino-Americana de Agroecologia – ELAA, que implementou o Curso Tecnologia em Agroecologia, de graduação universitária. Aproximadamente 400 alunos e 108 famílias residem no assentamento, que vê no investimento em educação a melhoria da renda, a diversificação da produção e a qualidade de vida. As famílias da comunidade referida vivem e se organizam de acordo com as orientações e diretrizes nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST, e procuram organizar a produção agropecuária com base agroecológica, num marco mais amplo de regeneração e conservação ambiental e reconstrução ecológica da agricultura. A pesquisa, de cunho socioambiental, realizada por meio do estudo do Projeto Político Pedagógico – PPP e de visitas para coleta de informações, busca a compreensão da educação do campo nas experiências educativas implementadas nessa escola. Verificou-se que a proposta pedagógica da escola prevê a execução de projetos integrados com todas as disciplinas curriculares, desenvolvendo e integrando os saberes de toda a comunidade escolar.-
Formato: dc.format1 recurso online (21 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMovimento dos sem terra - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Paraná-
Título: dc.titleEstudo da metodologia trabalhada na educação ambiental na escola de assentamento localizada no município da Lapa - PR : Colégio Estadual do Campo Contestado-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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