O exercício da docência nos dias atuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPolidoro, Maurício, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Autor(es): dc.creatorSantos, Alexsandra Mendes dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:39:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:39:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42606-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42606-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Maurício Polidoro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo fala sobre os desafios do trabalho docente na atualidade e sobre as práticas necessárias para que as ações de ensinar e de aprender sejam verdadeiramente realizadas de forma a possibilitar a construção do conhecimento nos ambientes formais de ensino na atualidade. Aqui são mostrados os novos tratamentos necessários devido às mudanças de comportamentos sociais de prioridades e da importância que dão para a aprendizagem Questões como: o que é ensinar e o que é aprender nos dias atuais; quais estratégias são necessárias para o efetivo aprendizado dos alunos; quais características o docente precisa apresentar para ser considerado um profissional competente; como está o ensino básico e todos os escalonamentos educacionais na atualidade; quem são os alunos e o que procuram e como estes alunos se relacionam com os professores e com a instituição de ensino na era da Informação, estão presentes neste artigo. A proposta descreve o trabalho de pesquisa sobre a profissão professor nos dias atuais, como a docência se desvalorizou, principalmente na questão do tratamento que mestres recebiam na sociedade, mostrando as mudanças ocorridas durante algumas décadas sobre a valorização desse profissional em todos os sentidos, o respeito em sala de aula por parte dos alunos, por parte dos pais e principalmente por parte dos governantes, numa perspectiva histórica e filosófica no que diz respeito a valorização financeira e investimentos na capacitação profissional desses. Este estudo visa com a pesquisa quantitativa e documental, buscar as respostas ou parte delas, para esclarecer o que está ocasionando a decadência social e financeira do professor e por consequência o rareamento desses profissionais.-
Formato: dc.format1 recurso online (22 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - História - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos - Educação-
Título: dc.titleO exercício da docência nos dias atuais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.