O direito à educação e a alienação escolar

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Autor(es): dc.contributorArchanjo, Daniela Resende, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Nícolas Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:45:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:45:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42599-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42599-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Daniela Resende Archanjo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O seguinte trabalho, busca entender a relação entre a educação e os direitos que a garante como um bem público e inviolável, sendo essa, um dos elementos fundamentais que compõem os direitos básicos para a formação humana. Observando as leis que regem a educação pública, e dialogando com diversos autores que buscam respostas no que diz respeito aos deveres da população; chega-se a conclusão que a mesma deva fiscalizar e gozar de uma educação de qualidade. Sendo incumbência do estado fazer a manutenção e assegurar o bom funcionamento desse serviço. Em teoria, o sistema público corrobora para uma educação de qualidade e criação de uma sociedade mais justa e equilibrada no que se trata de qualidade de vida, criticidade, arrojamento político e sua emancipação. Todavia, mesmo que tenhamos as legislações e diversos documentos que garantem uma educação inclusiva, tornando a escola o principal instrumento para aplicação e amplificação da cidadania, os direitos à mesma ainda não são efetivos e a instituição escolar continua alienada; impossibilitada de cumprir com eficiência os seus objetivos, por conta de metas que privilegiam as classes sociais com poder econômico maior do que a maioria da população. Burocracia que gera desgaste e camufla a falta de compromisso do poder público com formação intelectual e moral humana, e persistência em um sistema educacional capitalista e pouco abrangente em suas ações e medidas pedagógicas-
Formato: dc.format1 arquivo (28 p.) : PDF.-
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Formato: dc.formatapplication/zip-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à educação-
Título: dc.titleO direito à educação e a alienação escolar-
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