Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | - |
Autor(es): dc.creator | Kehl, Solange Triunfo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:19:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:19:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42594 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42594 | - |
Descrição: dc.description | Professor Orientador: Edna Mayer Vergara | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A evolução social abriu as portas da escola para a inclusão. A escola deve estar preparada para acolher as diferenças. No entanto, nem sempre a formação do professor é apropriada para entender e superar todas as dificuldades apresentadas por alguns de seus alunos. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento, por exemplo, mostram-se dentro do ambiente de sala de aula, desafios constantes, seja pela diversidade de atitudes e de comportamentos apresentados por seus portadores seja pelo desafio de confronto direto com a homogeneização, que neste caso, não ocorre. A Sala de Recursos, bem como professores especializados que acompanham alunos com Transtornos Globais é, um espaço privilegiado de conhecimento e apoio ao professor da classe regular. Neste espaço, através de atendimento personalizado e individualizado, o professor, com habilidades e técnicas específicas e principalmente utilização de jogos, materiais pedagógicos específicos e outros instrumentos, trabalhará o aluno em suas dificuldades buscando o crescimento e a superação. A união entre a família, o professor de sala regular e o professor de sala de recursos forma um conjunto poderoso capaz de remover as barreiras que impedem o sucesso escolar da criança. Em suma, todos precisam trabalhar pelo mesmo objetivo e todos os recursos que puderem ser utilizados para que a criança aprenda e supere suas dificuldades, são válidos. O presente trabalho aprofundou o olhar sobre estas particularidades clínicas de desenvolvimento motor e cognitivo que acomete os alunos em idade inicial escolar além de falar sobre a importância da sala de recursos no conjunto de trabalhos realizados com eles em prol de seu máximo desenvolvimento. A busca de conhecimentos ocorreu através de pesquisas bibliográficas na formação do referencial teórico que em seguida, foi confrontado com a observação da prática diária em salas de Ensino Fundamental Séries Iniciais. É com satisfação que constato que a realidade no que tange à inclusão de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento vem evoluindo ano após ano, não somente em garantias regimentais e elaboração de leis, mas principalmente no acesso e apoio ao aluno dentro de sala de aula, oferecendo a ele a oportunidade de aprender e superar suas dificuldades. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (27 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Título: dc.title | A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: