A universidade como agente transformadora da concepção infância : praxis e desenvolvimento da educação infantil no Brasil e a realidade do município de Guaratuba - PR

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Autor(es): dc.contributorMarafon, Danielle-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorCaldas, Marilda Ferreira de Almeida, 1974--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:51:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:51:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42590-
Descrição: dc.descriptionProfessor Orientador: Danielle Marafon-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Existem várias formas de analisar a diversidade dentro do cenário da Educação Infantil. Da mesma forma que se pode pensar a diversidade apenas pelo que tange às diferenças individuais entre as crianças dentro da sala de aula, ou às diferenças raciais, culturais, religiosas e de gênero, também se pode atentar à diversidade criada pelo poder aquisitivo que desde muito tempo separa as crianças pelas condições econômicas de sua família. O governo, mesmo criando leis que garantem direitos iguais a todas as crianças, não cria políticas que realmente efetivem as leis que regulamenta e então, não tendo condições de atender a todas, acaba deixando parte da população desprovida de atendimento. As últimas décadas foram marcadas por mudanças significativas no atendimento público e privado às crianças de zero a seis anos de idade. Porém, as diferenças continuam existindo e cabe ao professor atentar seu olhar para o assunto não para igualar as crianças, e formar a criança ideal como já se fez no passado, mas para que ensine o respeito, o orgulho pela sua identidade e a convivência pacífica entre diferentes, que em suas diferenças são iguais, especiais e únicos. O trabalho apresenta uma base teórica onde buscou-se verificar a história do atendimento na Educação Infantil brasileira observando a evolução das leis e do pensamento sobre a criança bem como olhar para a prática diária e documentação em escolas e Centros de Educação Infantil onde a diversidade deve ser um assunto vivo, e não apenas um item do currículo a ser pontuado em algum momento do ano letivo-
Formato: dc.format1 arquivo (20 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleA universidade como agente transformadora da concepção infância : praxis e desenvolvimento da educação infantil no Brasil e a realidade do município de Guaratuba - PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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