
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Danielle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Caldas, Marilda Ferreira de Almeida, 1974- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:51:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:51:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42590 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42590 | - |
| Descrição: dc.description | Professor Orientador: Danielle Marafon | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Existem várias formas de analisar a diversidade dentro do cenário da Educação Infantil. Da mesma forma que se pode pensar a diversidade apenas pelo que tange às diferenças individuais entre as crianças dentro da sala de aula, ou às diferenças raciais, culturais, religiosas e de gênero, também se pode atentar à diversidade criada pelo poder aquisitivo que desde muito tempo separa as crianças pelas condições econômicas de sua família. O governo, mesmo criando leis que garantem direitos iguais a todas as crianças, não cria políticas que realmente efetivem as leis que regulamenta e então, não tendo condições de atender a todas, acaba deixando parte da população desprovida de atendimento. As últimas décadas foram marcadas por mudanças significativas no atendimento público e privado às crianças de zero a seis anos de idade. Porém, as diferenças continuam existindo e cabe ao professor atentar seu olhar para o assunto não para igualar as crianças, e formar a criança ideal como já se fez no passado, mas para que ensine o respeito, o orgulho pela sua identidade e a convivência pacífica entre diferentes, que em suas diferenças são iguais, especiais e únicos. O trabalho apresenta uma base teórica onde buscou-se verificar a história do atendimento na Educação Infantil brasileira observando a evolução das leis e do pensamento sobre a criança bem como olhar para a prática diária e documentação em escolas e Centros de Educação Infantil onde a diversidade deve ser um assunto vivo, e não apenas um item do currículo a ser pontuado em algum momento do ano letivo | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (20 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Título: dc.title | A universidade como agente transformadora da concepção infância : praxis e desenvolvimento da educação infantil no Brasil e a realidade do município de Guaratuba - PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: