Proposta de criação de projetos de aprendizagem baseados em problemas como metodologia inovadora

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicolodi, Suzana Cini Freitas-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Mariana Moreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42588-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Suzana Cini Freitas Nicolodi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é um relato das experiências e das sínteses elaboradas durante o processo de multiplicação do curso de especialização em Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, no modelo de curso de aperfeiçoamento para professores atuantes na cidade de Paranaguá – PR. Especificamente o módulo de Metodologias Inovadoras que teve como principal objetivo estimular os educadores à capacidade de criar e inovar métodos que tenham como personagem principal o educando, convergindo para a elaboração de Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas. Para tanto, estudamos como o cérebro humano aprende, discutimos recursos metodológicos aplicados e sua eficiência no processo de ensino e de aprendizagem, abordamos a postura do professor como parte principal para inovar qualquer metodologia, fundamentando-nos em estudos nas linhas de pesquisa de escritores como Rubem Alves, Maria Isabel Cunha, Mário Sérgio Cotella, Miguel Arroyo, António Nóvoa, dentre outros que consideram que o educando deve ser o centro de um processo de ensino e de aprendizagem significativo e eficaz.-
Formato: dc.format1 recurso online (16 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia - Metodologia-
Título: dc.titleProposta de criação de projetos de aprendizagem baseados em problemas como metodologia inovadora-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.