Uso do programa Google Earth na produção do conhecimento Educação Ambiental

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Autor(es): dc.contributorSantos, Wagner Corrêa, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorMachosiki, Flávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:12:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:12:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42581-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42581-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Flávio Machosiki-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa apresentar as possibilidades que o Geoprocessamento, em conformidade com o estudo do espaço geográfico, pode oferecer para inserir a Educação Ambiental no ensino básico. As recentes inovações tecnológicas atingem todos os aspectos da vida do homem contemporâneo: novas possibilidades de comunicação, e uma dinâmica de tempo e espaço que ultrapassam fronteiras. Neste contexto, colocam-nos a par das relações sociais e relações homem-natureza. A proposta foi a elaboração de um manual de aula prática para que o Professor venha apresentar aos educandos a Educação Ambiental por meio do software Google Earth e aplicativos GPS para o celular, em um ambiente diferenciado da sala de aula, utilizando o laboratório de informática e áreas externas. Tal procedimento mostra que as tecnologias podem vir a auxiliar na aprendizagem, e que a escola e os professores estão atualizados ao fazerem o uso destas ferramentas. Além disso, traz inovação às aulas, com a possibilidade de mapear informações e georreferenciá-las. Com a utilização desse material produzido e a intervenção do docente, o educando terá a chance de produzir mapas e de visualizar o seu espaço vivido, utilizando a imagem como um instrumento da comunicação. O resultado é um manual de aula prática para o ensino de acordo com desenvolvimento cognitivo do estudante.-
Formato: dc.format1 recurso online (21 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGeorreferenciamento-
Palavras-chave: dc.subjectGoogle(Firma)-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao - Novas tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Paraná-
Título: dc.titleUso do programa Google Earth na produção do conhecimento Educação Ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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