Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nicolodi, Suzana Cini Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Autor(es): dc.creator | Goes, Fernanda Bittencourt de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42578 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42578 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Suzana Cini Freitas Nicolodi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A experiência contida neste texto deriva de reflexões realizadas nas vivências e convivências da Multiplicação do Curso de Aperfeiçoamento Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, no Módulo "Gestão e Processos de Inovação Metodológica para Diversidade e Inclusão na Educação", ofertado pela Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral - UFPR Litoral aos professores da rede de ensino Municipal e Estadual de Rio Branco do Sul. Com o intuito de observar as práticas pedagógicas de professores atuantes em sala de aula e compreender as maiores dificuldades que os docentes encontram em utilizar metodologias inovadoras em suas aulas. .As atividades desenvolvidas durante a aplicação do módulo metodologias inovadoras no curso de multiplicação, pautam questões que levaram os cursistas a desconstruírem algumas concepções de paradigmas educacionais e repensarem suas práticas pedagógicas. Com isso foram propostas e desenvolvidas atividades práticas que trabalhassem os movimentos de autoconhecimento, construção coletiva, diagnóstico da realidade, projetos de aprendizagem e reflexão contínua sobre os mesmos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (12 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Métodos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Título: dc.title | As metodologias inovadoras e suas aplicações em sala de aula | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: