
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nicolodi, Suzana Cini Freitas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Ariane Berg | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42577 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42577 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Suzana Cini Freitas | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | A temática escolhida para multiplicação do curso Gpedi ( Gestão de Processos de Ensino Aprendizagem e Inclusão) se justifica pelo fato de considerar de suma importância oportunizar a tomada de consciência dos docentes sobre a relevância da curiosidade como aliada na busca de uma nova forma de ensinar em que se considera a criatividade essencial para a prática educacional. Através de jogos, professores e agentes educacionais foram conduzidos a repensar velhas práticas nas quais se valorizava a memorização e repetição. Para tal, serviram de embasamento pensadores educacionais como Larrosa (importância da experiência), Maturana ( o ensino embasado no amor) e Freire ( prática docente). Os objetivos pretendidos por esta multiplicação tiveram início através do despertar do docente na arte de ouvir, passando por propostas de materiais pedagógicos que elaborei para minhas práticas em sala de aula e apresentei aos professores para que pudessem experimentá-los e readaptá-los às suas necessidades, a fim de que vencessem barreiras em prol da elaboração de atividades que potencializem o progresso do ensino e aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (19 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças - Jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Exercicios e jogos | - |
| Título: dc.title | A experiência como motivadora da curiosidade e criatividade docente na adaptação de jogos e brincadeiras | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: