
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Danielle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Moura, Sirlei da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42563 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42563 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Danielle Marafon | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho é um estudo sobre a organização do trabalho pedagógico da educação infantil na rede municipal de Almirante Tamandaré-Pr, tendo como objetivo conhecer o trabalho pedagógico das instituições de educação infantil da rede pública do município de Almirante Tamandaré. A justificativa para este trabalho vincula-se a questão de como vem desenvolvendo o trabalho pedagógico com as crianças de 4 e 5 anos nas instituições de educação infantil (CMEI’s) e como tal prática se insere neste contexto. Portanto, este trabalho se insere acerca das concepções dos adultos de como se faz, o que se faz em um espaço educativo de crianças pequenas. Diante disso, interrogar-se quais concepções norteiam o trabalho pedagógico das instituições de educação infantil do município de Almirante Tamandaré. Foi apresentada a história da educação infantil da rede pública do município de Almirante Tamandaré. Foram realizadas e analisadas entrevistas com 30 educadores infantis de 13 instituições de educação infantis municipais a respeito de como este trabalho pedagógico se desenvolve na prática. O trabalho demonstrou que a uma necessidade de investimento na formação dos profissionais para que compreendam melhor aprendizagem e o desenvolvimento infantil. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (19 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Escolas publicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
| Título: dc.title | O trabalho pedagógico da educação infantil no município de Almirante Tamandaré - Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: