
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Danielle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Rosenilda Freire | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:26:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:26:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42560 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42560 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Profª. Dra. Danielle Marafon | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo é um relato das sínteses das aprendizagens experimentadas e coletivamente construídas com extensionistas do curso GPEDI- Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da UFPR- Setor Litoral do munícipio de Antonina, no período de março a dezembro de 2014, no módulo de Educação Infantil. O objetivo deste é relatar a importância da linguagem oral no processo de socialização da memória a qual permitiu resgatar causos, contos populares da localidade, narrativas estas que atuam como estímulo da identidade cultural. Por meio da memória valores e tradições podem ser transmitidos e a linguagem oral é o instrumento utilizado pelos homens em diferentes épocas e contextos para expressar essa realidade, assim sendo a metodologia se deu por meio da sensibilização e mobilização dos extensionistas por meio de fontes diversas (um vizinho, pessoa idosa, contadores de histórias), alguns causos, remédios caseiros e contos vivenciados no município para serem compartilhados com todo o grupo. As conclusões chegadas até então, indicam que os contos populares, os medicamentos caseiros e causos se constituem relevante instrumento de acesso à cultura popular, tão importante e rica, que sofre preconceito daqueles q mantem a cultura dominante, deste modo à literatura oral difunde ideias, o imaginário, as tradições entre outros. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (14 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade - Literatura | - |
| Título: dc.title | Contribuição da literatura oral para o resgate da memória local | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: