Dislexia : conhecimentos e práticas escolares, mobilização da inclusão dos estudantes disléxicos

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Autor(es): dc.contributorVergara, Édina Mayer, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorPereira, Rosângela de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42557-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42557-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Proª Drª Édina Vergara-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente artigo visa descrever os distúrbios da aprendizagem relacionados à leitura e à escrita trazendo conhecimentos sobre o tema "dislexia" a fim de entender e propor algumas possibilidades pedagógicas inclusivas para esta população nas práticas diárias que vivencio. São apresentados subtemas como: o que é, suas causas, seus sintomas, diagnósticos e tratamento, mostrando a importância da troca de informações e experiências entre os profissionais, a escola e a família para que possa haver um bom acompanhamento e obter resultados progressivos. Para o desenvolvimento da investigação foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica a partir da coleta de dados em artigos científicos e livros relacionados com o tema. Análise de documentos e leis, pesquisadores como: Berklan (1881); Snowling (2004); Castro (2000); Chasty (2001); Mousinho (2009); Gómez (2000); Risueño (2005). Quando falamos em "dislexia", é necessário que saibamos que é uma das mais comuns deficiências de aprendizado, e também para que pais e educadores não confundam dislexia com preguiça ou má disciplina. Dislexia antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes apurada e até genial, mas que aprende de maneira diferente. As principais conclusões indicam que as crianças com dislexia precisam de um diagnóstico precoce, compreensão e reconhecimento para propor intervenções pedagógicas descobrindo suas habilidades, resgatando a autoconfiança e autonomia para que o processo de inclusão se torne realidade-
Formato: dc.format1 arquivo ( [21 p.]) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDislexia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Título: dc.titleDislexia : conhecimentos e práticas escolares, mobilização da inclusão dos estudantes disléxicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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