
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kuwabara, Izaura Hiroko, 1948- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Mario Newton Coelho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:16:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:16:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/4254 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/4254 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Izaura Hiroko Kuwabara | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A partir da revolução técnico-científica, a aplicação da ciência à produção vem sendo intensificada. Desde então, algumas das novas indústrias que emergiram passaram a exigir um tipo diferente de trabalhador; alguém que necessitasse articular teoria e prática no seu processo de trabalho. Como uma de suas conseqüências, tal fato tem gerado a transformação das formas de articulação entre o conhecimento tácito e o conhecimento científico dos trabalhadores. Neste estudo analisa-se como uma das mais recentes aplicações da ciência à produção - a mudança da base eletromecânica para a base microeletrônica - afetou a forma de articulação entre o conhecimento tácito e o conhecimento científico dos operadores de processo da Refinaria Getúlio Vargas - Repar. Esta análise permitiu apontar que as mudanças tecnológicas por si só não transformam o trabalho e o trabalhador. São necessárias mudanças profundas nas relações sociais de produção para avançar da prática à práxis. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Since the technical-scientific revolution the application of science to the production comes being intensified. Some of the new industries that had emerged, they had started to demand a different kind of worker; somebody that it needs to articulate practical and theory in its process of work. Such fact has generated the transformation of the forms of joint between the tacit knowledge and the scientific knowledge of the workers, as one of its consequences. In our study we analyze as one of the most recent applications of science to the production, the change of the electromechanical base for the base microelectronics, it affected the form of joint between the tacit knowledge and the scientific knowledge of the operators of process of the Refinaria Getúlio Vargas - Repar. Our analysis allowed to point that the technological changes by itself do not transform the work and the worker. There are necessary deep changes in the social relations of production to advance of the practical one to the praxis. | - |
| Formato: dc.format | vii, 104 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Repar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produçao - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração da produção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Título: dc.title | Articulação entre os conhecimentos tácito e científico na operação de sistemas digitais em plantas de refino : um estudo de caso | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: