
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Danielle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Matos, Elísia Santos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42540 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42540 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Dra. Danielle Marafon | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo é um relato das memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras, que foram reexperimentadas no Módulo de Educação Infantil, repassado em AntoninaPR, fazendo parte do curso de especialização, Gestão de Processos Educacionais Diversidade e Inclusão, ofertado pela UFPR – Setor Litoral, iniciado em março de 2014. O curso de especialização estruturava-se da seguinte forma: no primeiro semestre, aulas presenciais focadas em quatro módulos; Metodologias Inovadoras, Educação Infantil, Inclusão e Educação do Campo, no segundo semestre, os cursistas eram divididos em equipes para fazerem o repasse dos módulos nos municípios do litoral do Paraná e Vale do Ribeira. O público alvo, eram professores e agentes educacionais I e II, das escolas públicas, mas neste meio, também oportunizaram-se para acadêmicos que demonstraram interesses em participar, devido a carga horária, que foi de grande valia a todos. O objetivo deste era sensibilizar profissionais da educação, para a renovação escolar, com um ambiente de trabalho voltado para o prazer da criança. Por este motivo, reexperimentar brinquedos e brincadeiras da infância é de vital importância para a percepção do estudo realizado, das trocas de experiências, dos problemas encontrados e superados e/ou não na infância, da visão de mundo que os cursistas tinham desta fase, quando nela estavam e agora, como adultos. A metodologia utilizada foi com a da docência compartilhada, onde a dialética estava sempre presente, a teoria e a prática caminharam juntas, enriquecendo a vivência coletiva, de forma que a memória que retém fosse individualista e a memória criativa fosse coletiva, assim as experiências chegavam até ao conteúdo proposto. As conclusões referentes a esta proposta, nos permitiu, rever conceitos, nossas práticas pedagógicas, dar outro olhar a nossa profissão, como também, perceber as inúmeras maneiras que as crianças apreendem conceitos, que carregarão para o resto das suas vidas, sendo estes inúmeras vezes nocivos a sua construção como sujeitos, mas todas as vezes que as memórias eram prazerosas estavam sempre presentes os brinquedos e as brincadeiras, da infância | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (14 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | Memórias coletivas de brinquedos e brincadeiras | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: