Formação para a competência inclusiva na educação : análise de uma experiência

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Autor(es): dc.contributorVergara, Édina Mayer, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão-
Autor(es): dc.creatorBraga, Cristiane de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:44:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:44:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42536-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42536-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Édina Mayer Vergara-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma análise da educação inclusiva, com o relato de uma experiência vivenciada durante a multiplicação do curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, realizada na UFPR Litoral em Matinhos - PR, proporcionando momentos de reflexão e ampliação dos conhecimentos docentes em relação aos processos de diversidade e inclusão. Promovendo a troca de experiências pedagógicas que funcionaram no cotidiano das práticas educativas das escolas públicas, entre os professores da Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, para com os alunos do 1º e 2º ano do curso de Formação de Docentes. A metodologia utilizada durante a citada formação destacou o estudo da legislação e de fundamentos teóricos bem como de metodologias inovadoras desenvolvidas através de dinâmicas, oficina de jogos inclusivos, palestra com profissionais especializados na área da Saúde compartilhando processos de gestão, experiências positivas ou fragilizadas, a formação continuada que problematizou dúvidas e aflições com as quais se deparam os professores no imenso campo da inclusão. Esta vivência permitiu concluir que a formação continuada é um potencial em si, mesma para uma vivência inclusiva e de empoderamento docente auxiliando no cotidiano inclusivo na escola, fortalecendo-a desde a inclusão das demandas do professor, visando à qualidade da educação.-
Formato: dc.format1 recurso online (21 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação especial - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleFormação para a competência inclusiva na educação : análise de uma experiência-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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