
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Autor(es): dc.creator | Braga, Cristiane de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:44:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:44:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42536 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42536 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Édina Mayer Vergara | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma análise da educação inclusiva, com o relato de uma experiência vivenciada durante a multiplicação do curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão, realizada na UFPR Litoral em Matinhos - PR, proporcionando momentos de reflexão e ampliação dos conhecimentos docentes em relação aos processos de diversidade e inclusão. Promovendo a troca de experiências pedagógicas que funcionaram no cotidiano das práticas educativas das escolas públicas, entre os professores da Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, para com os alunos do 1º e 2º ano do curso de Formação de Docentes. A metodologia utilizada durante a citada formação destacou o estudo da legislação e de fundamentos teóricos bem como de metodologias inovadoras desenvolvidas através de dinâmicas, oficina de jogos inclusivos, palestra com profissionais especializados na área da Saúde compartilhando processos de gestão, experiências positivas ou fragilizadas, a formação continuada que problematizou dúvidas e aflições com as quais se deparam os professores no imenso campo da inclusão. Esta vivência permitiu concluir que a formação continuada é um potencial em si, mesma para uma vivência inclusiva e de empoderamento docente auxiliando no cotidiano inclusivo na escola, fortalecendo-a desde a inclusão das demandas do professor, visando à qualidade da educação. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (21 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão (Educação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Título: dc.title | Formação para a competência inclusiva na educação : análise de uma experiência | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: