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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gabardo, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, André Tottene | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:31:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:31:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/42322 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42322 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Emerson Gabardo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Estado de Direito caracteriza-se por uma administração predominantemente burocrática, de cunho racional e impessoal, aos moldes do quadro administrativo burocrático descrito por Max Weber no início do século XX. Há separação entre o patrimônio do governante e o público. No entanto, quando esse modelo chega ao Brasil sem o ideário revolucionário que o concebeu o resultado é um Estado Patrimonialista, onde ainda impera o interesse privado em detrimento do público. Corresponde à República Velha e ao fenômeno do coronelismo. A partir de 1930, sucessivos Governos se debruçaram na missão de reformar o Estado e a Administração Pública no Brasil, com o intuito de modernizá-la. Destacam-se as reformas de 1936, durante o governo de Getúlio Vargas e a de 1967, no Governo de Castelo Branco. Tal processo, no entanto, não ficou imune às influências externas, sobretudo a partir da crise fiscal da década de 80, que fez o mundo se perguntar qual seria o verdadeiro papel do Estado. O Brasil, nessa época, recém-saído de uma Ditadura Militar, havia acabado de promulgar uma nova Constituição, que privilegiava uma série de princípios da administração burocrática. Pouco depois, diante da persistência da crise e da influência de agentes externos, concebeu-se um novo processo de Reforma a partir dos anos 90, que pretendia implantar no país uma administração pública gerencial. No entanto, o novo paradigma entrou em conflito com a ordem constitucional vigente, sobretudo com os princípios constitucionais consagrados na Carta Magna. | - |
Formato: dc.format | 53 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito constitucional | - |
Título: dc.title | A incidência dos princípios constitucionais da administração pública nos modelos de gestão do Estado | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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