Direitos Humanos : uma compreensão necessária em uma escola de Pontal do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuadros, Juliana, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Autor(es): dc.creatorPires, Fernanda Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:50:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:50:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42319-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42319-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Juliana Quadros-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os Direitos Humanos envolvem as garantias individuais e/ou coletivas dos homens na sociedade, sendo de extrema relevância o seu reconhecimento. Em uma sociedade de grandes desigualdades entre os grupos sociais, é indispensável criar discussões sobre o reconhecimento e a afirmação dos Direitos Humanos, colocando a Educação nesse conjunto, de maneira a suscitar reflexões e ações em prol da efetivação desses direitos. O presente artigo busca abordar a importância dos Direitos Humanos como componente indispensável para uma escola em Pontal do Paraná. As informações primárias foram coletadas por meio da observação participante de situações vividas pela comunidade escolar e relato de experiências da autora. Adicionalmente foi feita a revisão da literatura relacionada ao tema. Na escola que fica localizada no município de Pontal do Paraná, diariamente ocorrem casos de violações aos Direitos Humanos e muitos desses poderiam ser evitados, porém por falta de informações, conhecimento das leis, dos seus direitos e das suas obrigações, alguns alunos, professores, e funcionários acabam descumprindo os Direitos Humanos dentro da escola. Após a aplicação das práticas pedagógicas apresentadas neste artigo voltadas para a Educação em Direitos Humanos, esperase um resultado positivo no respeito e a prevenção de conflitos e abusos-
Formato: dc.format1 arquivo (16 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Título: dc.titleDireitos Humanos : uma compreensão necessária em uma escola de Pontal do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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