A influência da escola na violência psicológica sofrida por crianças e adolescentes no município de Pontal do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Vitor de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorBorges, Adriomara Gonçalves de Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42264-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Afonso Takao Murata-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo abordou a situação, causas e consequências dos menores vítimas de violência psicológica no município de Pontal do Paraná, estado do Paraná. A violência psicológica, diferentemente da física, deixa marcas profundas que interferem no desenvolvimento pessoal e social do indivíduo, acarretando consequências maléficas em todas as outras fases da vida. O município em questão, segundo dados do Conselho Tutelar, teve em 2014, 2.166 ocorrências notificadas ao órgão de abusos cometidos contra o menor. Deste total, aproximadamente 600 denúncias foram por motivos de uso de drogas e violência sexual, que geralmente acontece no seio da própria família. Sem a segurança e proteção familiar, compete a escola adotar para si mais esta responsabilidade. Neste sentido, e contando com a entrevista de cinco profissionais na área da educação, percebeu-se que, embora não existam ações ordenadas no município para detecção dos casos de abuso, o conhecimento destes professores e gestores amenizam e promovem o enfrentamento e superação das sequelas psicológicas deixadas pela violação dos direitos do menor. Nesta pesquisa, além da revisão bibliográfica, optou-se pela pesquisa de campo realizada no Conselho Tutelar do município e entrevistas com professores que atuam na Educação Regular. Constatou-se a necessidade de aliar o aparato legal existente, especialmente através do Conselho Tutelar e Ministério Público, às ações desenvolvidas pela escola, de forma mais efetiva, para promover a integração com a família e despertar o aprendizado de compreender o atípico, de vivenciar a cultura do diálogo para, finalmente, alcançar o conhecimento de que a denúncia é fundamental para a superação desta triste realidade de abusos, maus tratos e condenação para o resto da vida.-
Formato: dc.format1 recurso online (42 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrime contra a criança-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos tutelares-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos da criança e do adolescente-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos do menor-
Título: dc.titleA influência da escola na violência psicológica sofrida por crianças e adolescentes no município de Pontal do Paraná-
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