O ambiente escolar e preconceito racial afrodescendente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Luciana, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Autor(es): dc.creatorFigueiró, Tatiane Viana, 1984--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42259-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Luciana Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O racismo é um tema que está ganhando grande pauta nos dias atuais e diante dessa realidade, a presente pesquisa busca retratar a violação dos direitos e principalmente como isso acontece no ambiente escolar. A desigualdade social tornou-se um dos grandes fatores que corrobora para o preconceito, pois a maioria das pessoas pertencentes a esse grupo são de origem africana e possuem um passado escravista e que até nos dias atuais sofrem com a desigualdade de condições.Mesmo com diversas ações contra a discriminação, como leis, seminários, entre outros, ainda é crescente o número de pessoas que passam por algum tipo de preconceito racial. Nesse sentido, a escola torna-se um dos principais agentes para o combate ao preconceito, pois nela encontram-se indivíduos pertencentes a diversas culturas.Mas em muitos casos, quando acontecem atos discriminatórios a escola não sabe como agir, pois não há uma formação adequada dos profissionais da educação. Existe uma carência de conhecimento sobre as leis que garantem os direitos dos afrodescendentes e da cultura afro, tanto por parte da equipe pedagógica, como também da sociedade. O ambiente escolar ainda é o principal meio para que haja mudanças nesta realidade mas, para tanto, as instituições educacionais precisarão se moldar a umaeducação pautada nos Direitos Humanos e está deverá acontecer em conjunto com a comunidade. Diante desses fatos, o presente artigo apresentará os principais obstáculos encontrados pelos afrodescendentes no Brasil e como os atos preconceituosos se camuflam nesta sociedade e em seu ambiente escolar-
Formato: dc.format1 arquivo (15 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação social-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Título: dc.titleO ambiente escolar e preconceito racial afrodescendente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.