Educação em direitos humanos nas aulas de Filosofia : uma contribuição Aristotélica

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Autor(es): dc.contributorAdams, José Rodrigo Barth-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ronaldo Coture da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:51:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:51:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42253-
Descrição: dc.descriptionOrientador: José Rodrigo Barth Adams-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho monográfico se propôs a fazer uma análise da importância do estudo dos Direitos Humanos nas aulas de Filosofia no Ensino Médio e como a relação entre o estudo da Ética e Direitos Humanos pode fundamentar a busca de uma sociedade democrática. Para tanto, se fez uma breve análise histórica do Ensino da Filosofia no Ensino médio, sua metodologia e objetivos. Em seguida, a partir da distinção feita entre ética e moral, foi possível perceber uma relação dialógica entre os Direitos Humanos e a Ética, tendo em vista que os princípios dos Direitos possuem uma base humanística com fundamentos na Filosofia. Embora os Direitos Humanos, ao relacionar-se com a ética, possa ser pensados a partir de diversos sistemas éticos construídos durante toda a história da Filosofia. Este trabalho monográfico, a partir de pesquisas bibliográficas, atevese a uma fundamentação ética Aristotélica, tendo como texto base a obra Ética a Nicômaco. Após uma detalhada analise da construção filosófica da teoria ética Aristotélica, foram contempladas algumas premissas fundamentais que possibilitaram o diálogo no contexto da reflexão sobre os direitos humanos. A partir destas premissas pôde-se concluir que: Ética e Política constituem uma unidade, "visto que o homem nasceu para a cidadania" (ARISTÓTELES, 1973, p. 255). Assim como o Bem Supremo, a definição de cidadania e Direitos Humanos não pode se limitar a uma abstração teórica Universal, mas vinculada a reais condições sociais, políticas, e econômicas que constituem cada sociedade. Em seguida, concluiu-se que o agir ético não consiste apenas em ser obediente aos códigos morais e ordenamentos jurídicos, mas sim, a partir de uma disposição de caráter relacionada com a escolha. E por fim, o conceito de sabedoria prática traz ao educando suporte para uma teoria crítica acerca da sua responsabilidade na construção de uma sociedade efetivamente democrática e participativa.-
Formato: dc.format1 recurso online (62 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Ensino de segundo grau-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPeripatetismo-
Título: dc.titleEducação em direitos humanos nas aulas de Filosofia : uma contribuição Aristotélica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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