Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Adams, José Rodrigo Barth | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ronaldo Coture da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:51:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:51:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42253 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42253 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: José Rodrigo Barth Adams | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho monográfico se propôs a fazer uma análise da importância do estudo dos Direitos Humanos nas aulas de Filosofia no Ensino Médio e como a relação entre o estudo da Ética e Direitos Humanos pode fundamentar a busca de uma sociedade democrática. Para tanto, se fez uma breve análise histórica do Ensino da Filosofia no Ensino médio, sua metodologia e objetivos. Em seguida, a partir da distinção feita entre ética e moral, foi possível perceber uma relação dialógica entre os Direitos Humanos e a Ética, tendo em vista que os princípios dos Direitos possuem uma base humanística com fundamentos na Filosofia. Embora os Direitos Humanos, ao relacionar-se com a ética, possa ser pensados a partir de diversos sistemas éticos construídos durante toda a história da Filosofia. Este trabalho monográfico, a partir de pesquisas bibliográficas, atevese a uma fundamentação ética Aristotélica, tendo como texto base a obra Ética a Nicômaco. Após uma detalhada analise da construção filosófica da teoria ética Aristotélica, foram contempladas algumas premissas fundamentais que possibilitaram o diálogo no contexto da reflexão sobre os direitos humanos. A partir destas premissas pôde-se concluir que: Ética e Política constituem uma unidade, "visto que o homem nasceu para a cidadania" (ARISTÓTELES, 1973, p. 255). Assim como o Bem Supremo, a definição de cidadania e Direitos Humanos não pode se limitar a uma abstração teórica Universal, mas vinculada a reais condições sociais, políticas, e econômicas que constituem cada sociedade. Em seguida, concluiu-se que o agir ético não consiste apenas em ser obediente aos códigos morais e ordenamentos jurídicos, mas sim, a partir de uma disposição de caráter relacionada com a escolha. E por fim, o conceito de sabedoria prática traz ao educando suporte para uma teoria crítica acerca da sua responsabilidade na construção de uma sociedade efetivamente democrática e participativa. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (62 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Ensino de segundo grau | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peripatetismo | - |
Título: dc.title | Educação em direitos humanos nas aulas de Filosofia : uma contribuição Aristotélica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: