O reflexo da violência doméstica nos alunos da rede municipal de ensino

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Autor(es): dc.contributorAdams, José Rodrigo Barth-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Autor(es): dc.creatorAlves, Luci Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:56:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:56:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42235-
Descrição: dc.descriptionOrientador: José Rodrigo Barth Adams-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionPropomos uma análise sobre a insegurança do professor em relação aos alunos em que os seus direitos são violados na família e o reflexo aparece em seu trabalho em sala de aula. Nos últimos anos surgiram muitos estudos e debates no que se refere ao assunto da violência contra as crianças e as dificuldades que geram insegurança no educador para lidar com o aluno que passa por algum tipo de violência. O que leva o educador a sentir dificuldade quando se trata de ter, em sua turma "normal", um ou mais alunos portador de direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do adolescente-ECA sendo violados. Perceber os conflitos que ocorrem durante a transmissão dos conhecimentos básicos, questionando a formação profissional e se ela abrange o estudo direcionado a estes alunos, com preparo para confiarem em si ao lidar com as ocorrências emergenciais que possam surgir durante o processo de aprendizagem. Estas questões colocam em dúvida o ensino inclusivo sem a devida preparação do profissional da educação para lidar com suas necessidades. Para tentar elucidar estas questões, são abordadas nesta pesquisa, teorias que permitem a clareza do objetivo proposto inicialmente, uma vez que o ato de aprender visa à educação para uma sociedade que está em constante movimento, de forma veloz em direção às transformações contemporâneas.-
Formato: dc.format1 recurso online (23 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectViolencia doméstica-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Maus-tratos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Problemas emocionais-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos - Educação-
Título: dc.titleO reflexo da violência doméstica nos alunos da rede municipal de ensino-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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