Ações afirmativas no ensino superior público : inclusão do aluno de escola pública

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFachin, Melina Girardi, 1983--
Autor(es): dc.contributorStaut Júnior, Sérgio Said, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito-
Autor(es): dc.creatorCarmo, Paula Gonçalves do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:34:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:34:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42229-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42229-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Melina Girardi Fachin. Coorientador: Sergio Said Staut Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito-
Descrição: dc.descriptionResumo: Propõe-se este trabalho a analisar o sentido das ações afirmativas no que tange ao acesso ao ensino superior de melhor qualidade, a fim de concretizar a igualdade jurídica e fática em favor daqueles estudantes que, embora tenham como mérito uma trajetória acadêmica de excelência, enfrentam severas dificuldades para competir por vagas, isto quando a seleção é feita mediante exames vestibulares discriminatórios involuntariamente. A elitização do espaço acadêmico não é algo novo e esconde uma realidade cíclica de exclusão e desigualdade social. A abordagem tentará adentrar os pormenores do contexto material, social e psicossocial do aluno de baixa renda que tenta ingressar em Universidades custeadas pelo poder público, mas que se prestam a atender a demanda de uma pequena parcela da população, já privilegiada anteriormente. Para a análise da viabilidade jurídica do instituto sob a ótica constitucional brasileira, faz-se antes uma descrição das ações afirmativas, sua origem e, então, sua justificação sociológica e construtivista da imagem do aluno beneficiário das ações, para se explicitar que cotas raciais e sociais se prestam a objetivos distintos, não sendo a social suficiente para acabar com a discriminação e falta de representação da população negra. A utilização dessas medidas de cunho igualador, paradoxalmente mediante alternativas de tratamento diferenciado, hoje são aceitas pelo Supremo Tribunal Federal.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAções afirmativas-
Título: dc.titleAções afirmativas no ensino superior público : inclusão do aluno de escola pública-
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