Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fachin, Melina Girardi | - |
Autor(es): dc.contributor | Staut Júnior, Sérgio Said | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
Autor(es): dc.creator | Carmo, Paula Gonçalves do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:02:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:02:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/42229 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42229 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Melina Girardi Fachin. Coorientador: Sergio Said Staut Junior | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Propõe-se este trabalho a analisar o sentido das ações afirmativas no que tange ao acesso ao ensino superior de melhor qualidade, a fim de concretizar a igualdade jurídica e fática em favor daqueles estudantes que, embora tenham como mérito uma trajetória acadêmica de excelência, enfrentam severas dificuldades para competir por vagas, isto quando a seleção é feita mediante exames vestibulares discriminatórios involuntariamente. A elitização do espaço acadêmico não é algo novo e esconde uma realidade cíclica de exclusão e desigualdade social. A abordagem tentará adentrar os pormenores do contexto material, social e psicossocial do aluno de baixa renda que tenta ingressar em Universidades custeadas pelo poder público, mas que se prestam a atender a demanda de uma pequena parcela da população, já privilegiada anteriormente. Para a análise da viabilidade jurídica do instituto sob a ótica constitucional brasileira, faz-se antes uma descrição das ações afirmativas, sua origem e, então, sua justificação sociológica e construtivista da imagem do aluno beneficiário das ações, para se explicitar que cotas raciais e sociais se prestam a objetivos distintos, não sendo a social suficiente para acabar com a discriminação e falta de representação da população negra. A utilização dessas medidas de cunho igualador, paradoxalmente mediante alternativas de tratamento diferenciado, hoje são aceitas pelo Supremo Tribunal Federal. | - |
Formato: dc.format | 73 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações afirmativas | - |
Título: dc.title | Ações afirmativas no ensino superior público : inclusão do aluno de escola pública | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: