Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Murata, Afonso Takao, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Jane Moreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42218 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42218 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profº. Drº. Afonso Takao Murata. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar se o conhecimento e acesso aos princípios de uma Educação para e em Direitos Humanos contribui para a redução e ou erradicação dos conflitos no ambiente escolar. Para a coleta de dados foi em uma Escola Municipal de Sabará, Minas Gerais. A demanda da pesquisa surgiu após vivenciarmos constantes conflitos no cotidiano escolar como: xingamentos, discriminações devido ao pertencimento étnico racial, condição social, atitudes homofóbicas e brigas com agressões físicas. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionário semiestruturado, aulas expositivas e análise de situações que ocorrem no cotidiano da escola. Os questionários foram concebidos com questões fechadas e abertas, possibilitando ao aluno externar sua opinião e posicionamento. Após os conflitos existentes e o chamamento das partes envolvidas as orientações eram realizadas, os envolvidos conduzidos ao diálogo, neste processo era realizada ponderações a partir dos direitos humanos e da cidadania enfatizando o respeito ao espaço escolar. Após a pesquisa realizada ficou evidenciado a necessidade de uma Educação para e em Direitos Humanos na escola, outra constatação foi que nem todos os direitos dos alunos são respeitados. Estas constatações são visualizadas na insatisfação dos alunos com as instalações da escola e o pela omissão, em muitos momentos, de conflitos e desrespeitos aos Direitos Humanos. Os adultos que compartilham a mesma sala de aula com os adolescentes também demonstraram grande insatisfação de não terem o direito á educação garantido. Para os adultos (acima de 25 trabalhadores, com filhos(as)) é necessário que as salas sejam de acordo com a idade e ou nível de aprendizado, possibilitando aos mesmos um aprendizado de qualidade. Os alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos buscam oportunidades para vencerem na área pessoal e profissional. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (58 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
Título: dc.title | Direitos humanos como interventor nos conflitos sociais, raciais e homofóbicas na educação de jovens e adultos em Sabará/MG | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: