Direitos humanos como interventor nos conflitos sociais, raciais e homofóbicas na educação de jovens e adultos em Sabará/MG

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMurata, Afonso Takao, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Jane Moreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:41:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:41:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42218-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42218-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profº. Drº. Afonso Takao Murata.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar se o conhecimento e acesso aos princípios de uma Educação para e em Direitos Humanos contribui para a redução e ou erradicação dos conflitos no ambiente escolar. Para a coleta de dados foi em uma Escola Municipal de Sabará, Minas Gerais. A demanda da pesquisa surgiu após vivenciarmos constantes conflitos no cotidiano escolar como: xingamentos, discriminações devido ao pertencimento étnico racial, condição social, atitudes homofóbicas e brigas com agressões físicas. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionário semiestruturado, aulas expositivas e análise de situações que ocorrem no cotidiano da escola. Os questionários foram concebidos com questões fechadas e abertas, possibilitando ao aluno externar sua opinião e posicionamento. Após os conflitos existentes e o chamamento das partes envolvidas as orientações eram realizadas, os envolvidos conduzidos ao diálogo, neste processo era realizada ponderações a partir dos direitos humanos e da cidadania enfatizando o respeito ao espaço escolar. Após a pesquisa realizada ficou evidenciado a necessidade de uma Educação para e em Direitos Humanos na escola, outra constatação foi que nem todos os direitos dos alunos são respeitados. Estas constatações são visualizadas na insatisfação dos alunos com as instalações da escola e o pela omissão, em muitos momentos, de conflitos e desrespeitos aos Direitos Humanos. Os adultos que compartilham a mesma sala de aula com os adolescentes também demonstraram grande insatisfação de não terem o direito á educação garantido. Para os adultos (acima de 25 trabalhadores, com filhos(as)) é necessário que as salas sejam de acordo com a idade e ou nível de aprendizado, possibilitando aos mesmos um aprendizado de qualidade. Os alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos buscam oportunidades para vencerem na área pessoal e profissional.-
Formato: dc.format1 arquivo (58 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Título: dc.titleDireitos humanos como interventor nos conflitos sociais, raciais e homofóbicas na educação de jovens e adultos em Sabará/MG-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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