Ganhos de qualidade e produtividade por meio da redução de perdas no processo fabril de uma empresa de porcelana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCervi, Roberto, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão da Qualidade-
Autor(es): dc.creatorCruzara, Marcio Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42005-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42005-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Roberto Cervi-
Descrição: dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Especialização em Gestão da Qualidade-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho aborda o desenvolvimento e os resultados obtidos através da implantação de um sistema de gestão de qualidade, especificamente voltado ao controle e padronização dos processos de produção em uma empresa do ramo de porcelanas. A maioria dessas empresas possuem mais de 20 anos e ainda são preservadas as características de administração familiar. Até a década de 90, a concorrência não representava ameaça e o mercado nacional absorvia toda a sua produção, gerando acomodação no tocante as suas formas de atuação e em seus métodos de produção, mas com a globalização e, perante ao plano Collor, o cenário mudou e deu o início a uma concorrência externa, principalmente com os produtos oriundos da China, gerando queda nos preços a patamares insustentáveis, comparado aos custos enfrentados pela produção nacional. Ainda hoje, a situação da indústria brasileira de porcelana não está suficientemente estruturada para competir neste mercado, nem em preço nem em qualidade. Modelos de gestão de qualidade não estão presentes na maioria das empresas ocasionando perdas no processo produtivo, que são aceitas com certa normalidade na produção. E considerando estes fatores, desenvolveu-se este estudo, buscando reduzir perdas e realizar melhorias nos resultados destas organizações. A partir da padronização dos processos foi notável o aumento de níveis de qualidade e produtividade. Com a implementação do programa 5S houve grandes mudanças técnicas no processo produtivo. O plano de gestão de qualidade refletiu diretamente na redução dos custos e consequentemente no aumento de produtividade.-
Formato: dc.format22 p. : il. , gráfs. , tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectControle de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectProdutividade industrial-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas - Estudo de casos-
Título: dc.titleGanhos de qualidade e produtividade por meio da redução de perdas no processo fabril de uma empresa de porcelana-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.