
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pitela, Antonio Cesar, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças | - |
| Autor(es): dc.creator | Meira, Maikon José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41998 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41998 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Antonio César Pitela | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Em processos de avaliação de empresa é utilizado modelos de avaliação que evidenciem os resultados futuros da companhia. Para determinar o valor do empreendimento, os métodos de avaliação tornam-se as ferramentas do profissional responsável pela avaliação. Nesse sentido o avaliador deve estudar as demais características do empreendimento ligadas ás operações da empresa, ao segmento do negócio. Neste trabalho são abordados métodos que consideram um valor diferente do valor do patrimônio líquido que é dado pela diferença matemática entre o valor total dos ativos e o valor total das obrigações da empresa com terceiros. Isso resulta na diferença entre o valor contábil e o valor de mercado da empresa que é chamado ágio, ou goodwill, apurado na aquisição de outra sociedade, representado pelo valor do custo de aquisição do investimento que superar o valor da equivalência patrimonial da sociedade investida. Conceitua-se também o Valor Econômico Agregado que é o lucro proveniente dos ativos menos o custo de oportunidade do capital empregado. È um indicador se a empresa está criando valor ou perdendo valor. É realizada uma simulação da avaliação de uma empresa de capital aberto para aplicar o método de fluxo caixa descontado, abordado neste trabalho e determinar o valor da empresa pelo modelo de caixa líquido, a partir da premissa do "valor presente", em que o valor de qualquer ativo é o valor presente dos fluxos de caixa futuros dele esperados. Evidencia-se por meio deste trabalho que o modelo de caixa líquido da empresa avalia o total do ativo da empresa, e não o patrimônio líquido, o fluxo de caixa livre dos acionistas é uma medida do valor que uma empresa pode pagar a título de dividendos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empresas - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ativos (Contabilidade) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empresas - Finanças | - |
| Título: dc.title | Avaliação de empresas aplicada em empresas de capital aberto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: