Simulação computacional da distribuição de usuários em sistemas de transporte coletivo via autômatos celulares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKaviski, Eloy-
Autor(es): dc.contributorCumin, Liliana Madalena Gramani, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia-
Autor(es): dc.creatorSantana, André Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:08:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:08:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41974-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41974-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Eloy Kaviski-
Descrição: dc.descriptionCo-orientadora : Profª. Drª. Liliana Madalena Gramani-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 13/11/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f.65-67-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho apresenta-se uma abordagem microscópica da distribuição de usuários no sistema de transporte público de Curitiba - PR, em particular a linha Ligeirão Boqueirão. Uma linha direta expressa que liga o bairro Boqueirão ao centro de Curitiba, por vias exclusivas. Verifica-se que os usuários superlotam esta linha embora existam alternativas com capacidade ociosa. O objetivo do trabalho é propor um modelo computacional para analisar a distribuição dos usuários no Terminal Boqueirão, utilizando autômatos celulares para estimar o tempo médio de embarque do passageiro. O estudo de caso aborda a superlotação da linha Ligeirão Boqueirão e investiga a percepção dos usuários sobre as rotas alternativas do sistema. Para elaborar o modelo, dados foram coletados no Terminal Boqueirão empregando as seguintes pesquisas: visual, horária e de opinião. Ao final da dissertação é aberto um leque de trabalhos futuros, tanto para graduação como para pós-graduação. Palavras-chaves: Transporte Coletivo, autômatos celulares, simulação computacional, distribuição de frequência acumulada, BRT.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work brings up a microscopic approach to the distribution of users in the public transportation system of the municipality of Curitiba-PR, with focus on "Ligeirão Boqueirão", a semi-express bus line that operates between Boqueirão district and the Downtown through an exclusive lane. It is verified that users overload Ligeirão Boqueirão line, although there exist some alternative lines with idle capacity. The object of the present work is to propose a computational model to analyze users distribution over Boqueirão Bus Terminal using cellular automata to estimate the average time users take to get onboard. The case study addresses the overload in Ligeirão Boqueirão and investigates users' perception about alternative lines. Visual, schedule and opinion researches were made in order to gather data to build the model. At the end, a sort of future work opportunities to undergraduate and graduate studies are presented. Key-words: Public transportaion, cellular automata, computational simulation, cumulative frequency distribution, BRT.-
Formato: dc.format97 f. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise numérica-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidades-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte urbano-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleSimulação computacional da distribuição de usuários em sistemas de transporte coletivo via autômatos celulares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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