
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Valore, Luciana Albanese | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Denis de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:55:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:55:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41965 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41965 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Luciana Albanese Valore | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 11/12/2015 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 96-106 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O mundo do trabalho contemporâneo é marcado por transformações sociopolíticas e econômicas que se estabeleceram partir do último quarto do século XX, gerando novas formas de relação com o trabalho e novos modos de construção de carreira. Momento histórico que se expandem também a utilização de programas trainees, os quais têm se destacado por processos seletivos altamente competitivos e exigentes, em busca de jovens "talentos" para serem treinados e ocuparem cargos estratégicos e/ou gerenciais em grandes empresas. A presente pesquisa teve como objetivo central analisar, pelo viés do discurso de jovens trainees, os sentidos atribuídos ao programa e as possíveis configurações de carreira. Realizaram-se seis entrevistas semiestruturadas com profissionais que vivenciaram o ingresso e a participação em programas trainees. Utilizou-se como referencial metodológico a Análise Institucional do Discurso, atentando-se ao modo pelo qual os participantes organizavam suas falas e as relações que se estabeleciam com outros discursos, produzindo e, ao mesmo tempo, sendo produzido por eles num movimento em que se assumem regularidades e singularidades. Verificouse nos discursos dos entrevistados que os sentidos atribuídos ao programa trainee remetem a um meio diferenciado de inserção no mercado de trabalho, ao passo que se vislumbra um caminho recheado de benefícios oferecidos pela organização a um profissional em início de carreira. Uma oportunidade de destacar-se no mercado de trabalho, ganhando reconhecimento, visibilidade, (auto) conhecimento e abrindo as fronteiras de atuação. Assume-se então uma relação de troca com o programa, que investe muitos recursos no jovem talento e, em contrapartida, exige desses profissionais um alinhamento de perfil e esforços à altura do investimento ofertado. Apesar de assumirem traços tradicionais de carreira, ao vislumbrar um trajeto organizacional visando a progressão vertical na hierarquia, os entrevistados se caracterizaram como indivíduos predominantemente proteanos, com grandes habilidades de mudar de forma conforme as demandas do ambiente, subjetivando-se como auto gestores e protagonistas da própria carreira, movimentando-a como bem desejarem em busca do sucesso psicológico. Palavras-chave: mundo do trabalho, carreira, contemporaneidade, discurso, trainees | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The world of contemporary work is marked by socio-political and economic transformations that have settled from the last quarter of the twentieth century, creating new relationships with work and career building new modes. Historical moment also expand the use of trainee programs, which have been highlighted by highly competitive and demanding selection process in search of young "talent" to be trained and occupy strategic positions and / or management in large enterprises. This research was mainly aimed to analyze, by the discourse of bias young trainees, the meanings attributed to the program and potential career settings. There were six semi-structured interviews with professionals who have experienced the entry and participation in trainee programs. It was used as a methodological framework Institutional Discourse Analysis, paying attention to the way in which the participants organized their lines and the relationships established with other discourses, producing and at the same time, being produced by them in a movement in which assume regularities and singularities. It was found in the interviews that the meanings attributed to the trainee program refer to a different means of entering the labor market, while it sees a stuffed way of benefits offered by the organization to a professional early-stage. An opportunity to stand out in the job market, gaining recognition, visibility, (self-) knowledge and opening the acting borders. It is assumed then an exchange relationship with the program, which invests many resources in the young talent and, in turn, requires these professionals a profile alignment and efforts proportionate to the offered investment. Althought taking traditional traces career, to envision an organizational path aimed at vertical progression through the ranks, the respondents were characterized as predominantly individuals that seems with great abilities to change shape as the environment demands, as self managers and players of one's career, moving it as well wish to seek psychological success. Keywords: world of work, career, contemporary, discourse, trainees | - |
| Formato: dc.format | 109 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicológos - Treinamento | - |
| Título: dc.title | Construção de carreira na contemporaneidade : uma análise do discurso de trainees | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: