Avaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeres, Leticia Mara-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorMoura, Vívian Ariane Barausse-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:07:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:07:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41921-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41921-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Leticia Mara Peres-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 10/07/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 53-55-
Descrição: dc.descriptionResumo: Ao utilizar software educacional no âmbito escolar, o benefício que o software possa proporcionar ao aluno está relacionado aos objetivos propostos pelo professor. Portanto, cabe ao professor selecionar conteúdo e materiais que possam ser utilizados, tarefa amplificada pelos recursos disponíveis na Internet. A FARMA ferramenta web de autoria com enfoque no conceito de mobilidade tecnológico-educacional pode ser um instrumento auxiliar ao docente. A ferramenta possibilita ao professor utilizar e construir objetos de aprendizagem, permitindo que o professor visualize os erros cometidos pelo aluno. Para o aluno, a interação com a FARMA permite retroagir ao contexto do erro de maneira autônoma, possibilitando uma dinâmica de estudo diversificada. Essa pesquisa propõe um método de experimentação pedagógica baseado na retroação de erros e acertos quanto ao uso de objetos de aprendizagem da ferramenta FARMA na aprendizagem do discente. Este trabalho foi conduzido com uma pesquisa teórica onde foram estudadas concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem, como: metodologias de ensino; aprendizagem; avaliação; participação social do aluno; e conceitos e aplicações de mobilidade educacional. Em sistemas tutores inteligentes foram estudadas ferramentas de autoria em IA, os módulos que compõem os STI e os objetos de aprendizagem. Propusemos neste trabalho uma metodologia de avaliação do impacto da retroação na aprendizagem do aluno. Aplicamos esta metodologia após a definição da coleta e análise dos dados. A coleta foi baseada na aplicação de diagnóstico, treinamento, pré-teste, interação e pós-teste. Foram desenvolvidos objetos de aprendizagem na FARMA abrangendo conteúdos de matemática para a fase de interação e uma experimentação com estes objetos foi realizada. Palavras chave: FARMA, Objeto de aprendizagem, Erros na aprendizagem, Retroação na aprendizagem, Processo de ensino-aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: By using educational software in school, the benefit that the software can provide to student are related to the objectives proposed by the teacher. Therefore, it is up to the teacher to select content and material that can be used, amplified task by the resources available on the Internet. FARMA-web-authoring tool focusing on the concept of technological educational mobility can be a tool to assist the teacher. The tool allows the teacher to use and to construct learning objects, and yet, to view errors committed by the student. For the student, the interaction with FARMA allows to backdate to autonomously error context, enabling a diverse dynamic study. This research proposes a method of pedagogical experimentation based on retroaction of errors theory which use so learning objects in FARMA tool. This research uses conceptions on the teaching-learning process, such as: methodologies for teaching, learning, assessment and social participation of the student. Concepts and applications of mobile learning were also studied. In intelligent tutoring systems was studied authoring tools in IA, the modules that make up the ITS and learning objects. Learning objects were developed in FARMA to cover mathematic content for the stage of interaction and we made an experiment with these objects. Keywords: FARMA, Learning objects, Learning errors, Learning retroaction, Teachinglearning process.-
Formato: dc.format67 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectObjetos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInformática na educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleAvaliação do impacto da retroação na aprendizagem apoiada por uma ferramenta educacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.