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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Rodrigo, 1976- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
| Autor(es): dc.creator | Milek, Camila Sant'Ana Vieira Ferraz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41920 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41920 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Brandão | - |
| Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 01/10/2015 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 126-128 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Filosofia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação possui como tema o percurso feito por Helvétius do sensualismo até a moral e intenta analisar quais são as consequências da estreita ligação feita entre as concepções de natureza e moral e sua efetividade na regulamentação da sociedade. Nos livros De l'Esprit e De l'Homme, o autor deriva toda a formação humana dos sentidos, desde as faculdades, passando pelas ideias simples, chegando ao julgamento e à moralidade. Sendo assim, é necessário que o prazer e a dor guiem o entendimento humano, como formadores do que é desejado, do que é entendido como uma paixão, ou como se define a virtude. A radicalidade com que Helvétius concebe a formação humana faz com que a moralidade e a sociedade não possam ser estáticas, pois estariam condicionadas ao acaso através da sensação. Com isso, investigamos de que maneira uma sociedade poderia ser organizada apenas com este uníssono. Mostraremos que mesmo sem ser estática, a sociedade descrita por Helvétius possui uma fixidez capaz de abarcar a variabilidade de costumes, através do princípio de interesse. Ele permite que, mesmo com diferentes sensações, toda sociedade possui um interesse comum a ser atendido, o que seria o verdadeiro objetivo da virtude. Investigaremos de que forma, segundo o autor, uma sociedade poderia garantir que o interesse comum, e não o interesse de particulares estivesse sendo procurado. Os elementos constitutivos da organização serão a educação e a legislação. Eles deverão agir conjuntamente de forma a adequar as influências da sensibilidade, dando unidade à sociedade, fazendo com que os indivíduos se voltem para o mesmo interesse. O projeto de Helvétius não tem como objetivo estruturar um plano educacional e legislativo fixo e fechado, já que ele deve estar adequado à particularidade de cada sociedade, o que traz flexibilidade e ampla possibilidade de aplicação ao seu projeto. Palavras-chave: Helvétius; sensualismo; interesse; educação;legislação. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The current dissertation has a theme the course made by Helvétius from sensualism to the moral and intends to analyses which are the consequences of the close connection between nature and moral and its effectiveness in the regulation of society. In the books De l'Esprit and De l'Homme, the author derives all the human shaping from senses, since faculties, passing by simple ideas, to the judgment and morality. Therefore, it is necessary that pleasure and pain guide human understanding, as shapers of what is desired, what is understood as a passion, or how the virtue is defined. The radicality that Helvétius conceives the human shaping makes that the morality and the society couldn't be static, because it would be conditioned to the hazard through senses. Thereby, we investigate the way a society could be organized only with this unision. We'll show that even without being static, the society described by Helvétius has a fixity able to cover the variability of mores by the interests principle. It permits that, even with different senses, all society has a common interest to be attempt, which would be the true objective of virtue. We'll investigate how, second the author, a society could guarantee that the common interest, and not the interest of particular was being pursuit. The constitutive elements of organization will be education and legislation. They should act together to suit the influences of sensibility, giving unit to society, causing that individuals turn to the same interest. The project of Helvétius hasn't as objective to structure a educational and legislative plan fixed and closed, as it should be suit to the particularities of each society, what brings flexibility and broad possibility of application of his project. Key-words: Helvétius, sensualism, interest, education, legislation. | - |
| Formato: dc.format | 126f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Helvetius, 1715-1771 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia moderna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Comportamento sexual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educacao - Legislação | - |
| Título: dc.title | A moral sensualista de Helvétius : um percurso sobre as influências do sensualismo nas concepções de formação humana, educação e legislação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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