Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Iloine Maria Hartmann | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:48:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:48:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/41863 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41863 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 11/12/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 332-340 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa, apresentada sob a forma de um texto dramático, composto de episódios e cenas, versa sobre a Alfabetização Matemática com enfoque no letramento. Esta ação lúdica, envolveu professores e crianças, protagonistas do primeiro ciclo de alfabetização, com propósito de constituir fontes orais sobre o tema. Tais fontes foram construídas a partir de relatos a respeito das relações estabelecidas com a Matemática pelos professores na infância, na formação acadêmica e em sua prática de sala de aula, assim como as relações que estabelecem com seus alunos na atualidade. Ainda, para a consubstanciação dessas fontes orais, foram ponderadas as reflexões realizadas pelas Formadoras de Matemática e Língua Portuguesa, que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O estudo está fundamentado nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, notadamente nas ideias de Vigotski, e para a constituição das fontes orais foram realizadas entrevistas baseadas na metodologia da História Oral Temática. O desenvolvimento das referidas entrevistas, por sua vez, deu-se a partir de dois questionamentos: o primeiro, endereçado aos professores, foi formulado por meio da seguinte questão: Como foi a Alfabetização Matemática? O segundo questionamento, dirigido aos professores e alunos, foi o seguinte: Como é a Alfabetização Matemática? As entrevistas deram cabo às fontes que, após transcritas e textualizadas, foram organizadas em forma de narrativas e as Formadoras foram convidadas a dialogar sobre elas a partir de suas próprias experiências, estabelecendo relações e conexões, instituindo, desse modo, outro olhar, novos sentidos e perspectivas sobre o tema. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research, which was written in the form of a dramatic text, composed of episodes and scenes, deals with Literacy Mathematics focused on literacy. This playful action involved teachers and children, protagonists of the first literacy cycle, in order to provide oral sources on the topic. These sources were built from reports about the relationships established with mathematics teachers in their childhood, in their academic education and in their classroom practice, and the relationships they establish with their students currently. Furthermore, to materialize these oral sources, this research considered the discussions that were held by the Mathematics and Portuguese Language's Formers, who participate in the "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)". The study is based on the assumptions of Theory Historical-Cultural, particularly in Vygotsky's ideas, and the composing of oral sources was based on interviews which were conducted in thematic oral history methodology. The development of these interviews, in turn, became of from two questions: first, to the teachers, was formulated through the following question: How was the Literacy Mathematics? The second question, to the teachers and the students, was this: How Literacy Mathematics is currently? The interviews gave rise the sources that, after transcribed and textualized, were organized in the form of narratives and the Formers were invited to talk about them from their own experiences, establishing relationships and connections, establishing thus another look, new directions and perspectives on the subject. | - |
Formato: dc.format | 760 f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Conhecimentos e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Título: dc.title | Alfabetização matemática : um ato lúdico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: