O discurso sobre a língua espanhola em anúncios publicitários na mídia televisiva brasileira : percepção do estudante de ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPicanço, Deise Cristina de Lima-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPorrua, Regiane Pinheiro Dionisio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:29:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:29:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/41851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41851-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Deise Cristina de Lima Picanço-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/12/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 150-154-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Cultura, escola e ensino-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta investigação teve como objeto de estudo a percepção de estudantes de ensino médio acerca do discurso sobre a língua espanhola veiculado em anúncios publicitários televisivos do Brasil. Para tanto, considerou-se o contexto de prática de ensino e aprendizagem do idioma espanhol para estudantes de ensino médio, que em conformidade com a Lei Federal 11.161/2005 podem optar por estudar ou não a língua estrangeira em questão, e a reunião de um número expressivo de filmes publicitários televisivos com o uso ou a citação do idioma espanhol com abordagem engraçada, irônica ou pejorativa. As perspectivas teóricas que orientaram e fundamentaram o estudo foram a Análise do Discurso Francesa e a teoria dos pensadores do Círculo de Bakhtin, além das contribuições dos teóricos da comunicação Machado e Martín-Barbero. O objetivo final da pesquisa foi analisar se o discurso presente na dispersão de enunciados selecionados era percebido pelos estudantes que escolhem estudar a língua e sua ressonância nesses sujeitos; se de alguma forma tal discurso influenciaria sua opinião/aceitação do idioma e das culturas que o simbolizam, consequentemente, interferindo em seu ensino e aprendizagem. A problematização do objeto ocorreu a partir de dois corpora de análise: corpus 1, dezessete anúncios publicitários televisivos que usam ou citam a língua espanhola ou seus referentes culturais; corpus 2, percepções de estudantes de ensino médio sobre a língua expressas em enunciados dados como resposta a dois instrumentos de colhimento de dados - questionário e atividade perceptiva. A pesquisa de campo para coleta dos dados visando à formação do corpus 2 foi desenvolvida durante o ano de 2014 em seis escolas estaduais do município de Curitiba que ofertam o idioma na matriz curricular. Nesses locais foram feitas a aplicação de duas versões de questionários para 868 estudantes, e, para 109, a execução de duas atividades perceptivas. As questões apresentadas, nas duas versões de questionários, solicitavam informações sobre o estudante, a escola e a língua espanhola em contexto de ensino e aprendizagem. As duas atividades perceptivas foram realizadas com a finalidade de validar os dados colhidos nos questionários a partir da visualização para leitura e exposição escrita e oral de parte dos anúncios do corpus 1. Dentre os principais resultados obtidos, a partir dos procedimentos metodológicos de pesquisa indicados, encontra-se a constatação de uma invisibilidade em relação ao idioma espanhol e seus referentes culturais por parte dos discentes de ensino médio principalmente no primeiro ano de estudo dessa língua estrangeira. Palavras-chave: Língua espanhola. Anúncios publicitários televisivos. Análise de Discurso Francesa. Círculo de Bakhtin.-
Descrição: dc.descriptionResumen: Esta investigación tubo como objeto de estudio la percepción de estudiantes de enseñanza media acerca del discurso sobre la lengua española vehiculado en anuncios publicitarios televisivos de Brasil. Para tanto, se consideró el contexto de práctica de enseñanza y aprendizaje del idioma español para estudiantes de escuela secundaria, que en conformidad con la Ley Federal 11.161/2005 pueden optar por estudiar o no la lengua extranjera en cuestión, y la reunión de un número expresivo de filmes publicitarios televisivos con el uso o la citación del idioma español con abordaje chistosa, irónica o peyorativa. Las perspectivas teóricas que orientaron y fundamentaron el estudio fueron la Análisis del Discurso Francesa y la teoría de los pensadores del Círculo de Bajtín, además de las contribuciones de los teóricos de la comunicación Machado y Martín-Barbero. El objetivo final de la investigación fue analizar si el discurso presente en la dispersión de enunciados seleccionados era percibido por los estudiantes que escogen estudiar la lengua y su resonancia en eses sujetos; si de alguna forma tal discurso influenciaría su opinión/aceptación del idioma y de las culturas que lo simbolizan, consecuentemente, interfiriendo en su aprendizaje. La problematización del objeto ocurrió a partir de dos corpora de análisis: corpus 1, diecisiete anuncios publicitarios televisivos que usan o citan la lengua española o sus referentes culturales; corpus 2, percepciones de estudiantes de escuela secundaria sobre la lengua expresas en enunciados dados como respuesta a dos instrumentos de colecta de datos - cuestionario y actividad perceptiva. El trabajo de campo para colecta de los datos para la formación del corpus 2 fue desarrollado durante el año de 2014 en seis escuelas estaduales del municipio de Curitiba que ofertan el idioma en la matriz curricular. En eses locales fueron hechas la aplicación de dos versiones de cuestionarios para 868 estudiantes, y, para 109, la ejecución de dos actividades perceptivas. Las cuestiones presentadas, en las dos versiones de cuestionarios, solicitaban informaciones sobre el estudiante, la escuela y la lengua española en contexto de enseñanza y aprendizaje. Las dos actividades perceptivas fueron realizadas con la finalidad de validar los datos colectados en los cuestionarios a partir de la visualización para lectura y exposición escrita y oral de parte de los anuncios del corpus 1. Entre los principales resultados obtenidos, a partir de los procedimientos metodológicos de investigación indicados, se encuentra la constatación de una invisibilidad en relación al idioma español y sus referentes culturales por parte de los discentes de escuela secundaria principalmente en el primero año de estudio de esa lengua extranjera. Palabras clave: Lengua española. Anuncios publicitarios televisivos. Análisis del Discurso Francesa. Círculo de Bajtín.-
Formato: dc.format172 f. : il., algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLingua espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa e publicidade-
Título: dc.titleO discurso sobre a língua espanhola em anúncios publicitários na mídia televisiva brasileira : percepção do estudante de ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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