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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Vieira, Carlos Eduardo, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Rodrigo Augusto de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:03:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:03:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/41808 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41808 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 430-471 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem por objeto de estudo a concepção de Filosofia da Educação no pensamento de Theobaldo Miranda Santos (1904-1971). O intelectual ligado ao campo da educação foi um enfático defensor da Filosofia da Educação como elemento fundamental da formação de professores. A investigação volta-se para o período de 1935 a 1946, privilegiando algumas obras do intelectual em sua análise, especialmente os artigos publicados na Revista A Ordem, na Revista Brasileira de Pedagogia e algumas cartas de sua correspondência com Alceu Amoroso Lima (1893-1983). Mesmo na década de 1930, período de grande importância para a compreensão do seu pensamento, Miranda Santos já havia mostrado em seus artigos que a Filosofia da Educação consistia em uma de suas preocupações fundamentais. O estudo difere dos demais por considerar outros textos paralelos ao cânone publicado pelo autor na Companhia Editora Nacional, a saber: os livros das coleções "Atualidades Pedagógicas", "Curso de Psicologia e Pedagogia", "Iniciação Científica", "Brasiliana Infantil" e "Curso de Filosofia e Ciências". Como é possível apreender dos títulos das referidas coleções as reflexões do intelectual privilegiaram a Filosofia, a Pedagogia e a Psicologia. A obra fundamental da pesquisa consiste no livro Filosofia da Educação: os grandes problemas da Pedagogia Moderna, publicado pelas Edições Boffoni, em 1942, no Rio de Janeiro. Esta obra pode ser considerada uma obra-testemunha, de acordo com a definição de Pierre Bourdieu, que representa o capital cultural (e também escolar) objetivado pelo intelectual. Além disso, essa obra-testemunha permite identificar a formação social, os códigos intelectuais, culturais e sociais utilizados pelo autor por meio de sua aprendizagem institucionalizada ou não. Mas tal obra, ainda viabiliza o reconhecimento de seu autor. De maneira que o autor seja reconhecido pela obra, por suas propriedades estilísticas (e, portanto estéticas). Porém, esse tipo de obra funciona como um código que requer interpretação, para que, por meio dela, seja dado a conhecer uma determinada época, uma dada escola e um dado autor. Assim, esse livro será considerado pela presente pesquisa a "obra-prima" (masterpiece) de Theobaldo Miranda Santos. Quanto aos artigos publicados nos periódicos mencionados, são compreendidos como parte da dialética de divulgação e consagração do intelectual. Por meio dessas publicações, Miranda Santos alcançou sua inserção no grande mercado editorial e um lugar de destaque no campo intelectual. Na perspectiva teóricometodológica, o trabalho orienta-se pela história intelectual, elegendo como interlocutores privilegiados Antonio Gramsci e Pierre Bourdieu. Palavras-chave: Filosofia da Educação; Neotomismo; Intelectuais Católicos; Theobaldo Miranda Santos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpose of this research is to study the Philosophy of Education according to Theobaldo Miranda Santos (1904-1971). This intellectual, linked to the field of education, was an emphatic defender of the Philosophy of Education as a fundamental element for teacher education. The research revolves around the years 1935 to 1946, focusing on the analysis of some of the intellectual works, especially articles published in the magazine A Ordem, the magazine Brasileira de Pedagogia, and some letters of correspondence with Alceu Amoroso Lima (1893- 1983). Already in the 1930s, a period of great importance for understanding his logic, Theobaldo showed through his articles that the Philosophy of Education was one of his fundamental concerns. This study differs from others in that it considers other parallel texts to the collection published by the author in Companhia Editora Nacional, namely: the books of the collections "Pedagogical News," "Course on Psychology and Pedagogy," "Scientific Initiation," "Brazilian Child," and "Course on Philosophy and Science" ("Atualidades Pedagógicas", "Curso de Psicologia e Pedagogia", "Iniciação Científica", "Brasiliana Infantil" e "Curso de Filosofia e Ciências"). As it is possible to see from the titles of the collections, the reflections of the intellectual highlight Philosophy, Pedagogy and Psychology. The fundamental work of this research consists in the book Philosophy of Education: great problems of Modern Pedagogy, published by Boffoni Editions in 1942, Rio de Janeiro (Filosofia da Educação: os grandes problemas da Pedagogia Moderna, Edições Boffoni). This work is considered to be an witness account, according to the definition of Peirre Bourdieu, and represents the culture (and education) of the capital as demonstrated by the intellectual. In addition, this witness account allows the identification of social formation, intellectual, cultural and social codes used by the author through learning, with or without a formal institution. But this work also enables the recognition of its author. The author is recognized for the work, its stylistic properties (and thus, aesthetic). However, this type of work functions as a code that requires interpretation, so that (and through it) a certain time, a given school and a given author is made known. Thus, this book by Theobaldo Miranda Santos is seen as a "masterpiece." The published articles in the mentioned periodicals are understood to be part of the disclosure and consecration dialect of the intellectual. Through these publications, Theobaldo reached his inclusion in the great editorial market and a prominent place in the intellectual field. From a theoretical-methodological perspective, the work is oriented around intellectual history, highlighting the interlocutors Antonio Gramsci and Pierre Bourdieu. Key Words: Philosophy of Education. Neo-Thomism. Catholic Intellectuals. Theobaldo Miranda Santos. | - |
Formato: dc.format | 471 f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neotomismo | - |
Título: dc.title | Postulados da pedagogia perennis : a concepção de filosofia da educação de Theobaldo Miranda Santos (1935 - 1946) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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