Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Gilberto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Suzana de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:45:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:45:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/41758 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/41758 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Gilberto de Castro | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/09/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 97-90 | - |
Descrição: dc.description | Linha de pesquisa: Cultura escola, ensino | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A julgar pelo que dizem os poetas, a literatura encerra grandes promessas. Na sala de aula, entretanto, nem sempre elas se realizam espontaneamente. Assim, partimos da escola em busca de alternativas para o trabalho com o texto literário, e é nossa trajetória que vai impressa aqui. A princípio, nos detemos a refletir sobre a nobreza com que a sociedade brasileira reveste o livro literário, descobrindo suas raízes na cultura humanista, herdada ou copiada dos europeus. Então, num movimento de identificação e desconstrução, abordamos alguns consensos pedagógicos a respeito do tema: que a literatura esteja em crise na escola, que esteja em curso um empobrecimento do gosto literário e que o texto, para gerar prazer, não possa ser explorado além da leitura gratuita. Aqui e ali, viajam conosco Marcia Razzini (2000), Gabriel Zaid (2004), Rildo Cosson (2014) e Márcia Abreu (2006). Aprofundamo-nos em obras como Marxismo e Filosofia da Linguagem(2009), Estética da Criação Verbal (2011) e Teoria do Romance(2010), redescobrindo a dimensão da teoria bakhtiniana que pode conferir consistência às promessas de humanização, criticidade e prazer contidas na literatura. Finalmente, regressamos à escola com a ideia de que não são necessárias grandes revoluções. Há que se compreender melhor teorias que já estão na base dos trabalhos que desenvolvemos com a linguagem, reconhecendo também nas formas do texto literário a multiplicidade de discursos que o caracteriza. É assim que a literatura oferece sua contribuição à formação de sujeitos mais complexos e, talvez, melhores. Palavras-chave: leitura literária, análise do discurso, ensino de literatura. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Judging by what poets say literature holds great promises. In the classroom, however, they do not always perform spontaneously. Thus, we left the school searching for alternatives to work with literary text, and our path is going to be printed here. At first, we pause to reflect on the nobility that Brazilian society covers the literary book, finding its roots in humanistic culture, inherited or copied from the Europeans. Therefore, in a movement of identification and deconstruction, we deal with some pedagogical consensus on the subject: that literature is in crisis at school, it is an ongoing impoverishment of literary taste and the text, to generate pleasure, cannot be exploited beyond the free reading. Here and there, travel with us Marcia Razzini, Gabriel Zaid, Rildo Cosson and Marcia Abreu. We delve in works such as Marxism and the Philosophy of Language, Aesthetics of Verbal Art and Questions of Literature and Aesthetics, rediscovering the dimension of Bakhtin's theory that can give consistency to humanization promises, criticality and pleasure contained in the literature. Finally, we return to school with the idea that great revolutions are not required. It must be necessary to understand the theories better that are already on the work base we develop with language, also recognizing in literary text forms the multiplicity of discourses that characterizes it. This is how literature offers its contribution to educate subjects more complex and perhaps better. Key-words: literary reading, discourse analysis, literature teaching | - |
Formato: dc.format | 91 f. : algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O professor e os discursos sobre a literatura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: